TSE multa comentarista da Jovem Pan em R$ 30 mil por ofensa a Janja
Decisão foi tomada por 6 votos a 1;a influenciadora Pietra Bertolazzi comparou primeira-dama a Michelle Bolsonaro
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por 6 votos a 1, multar a influenciadora digital Pietra Bertolazzi em R$ 30 mil por disseminar informações falsas sobre a primeira-dama Janja da Silva. A decisão foi baseada em uma representação apresentada pela coligação Brasil da Esperança, do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante a campanha eleitoral de 2022, Bertolazzi, comentarista da rádio Jovem Pan, comparou Janja a Michele Bolsonaro, esposa do adversário Jair Bolsonaro. Para a maioria dos ministros do TSE, as declarações foram destinadas a influenciar o processo eleitoral, visando atingir o candidato Lula, o que justificou a punição imposta pela Justiça Eleitoral.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A maioria dos ministros destacou o caráter sexista das falas de Bertolazzi, considerando-as ofensivas e com potencial para prejudicar a candidatura de Lula. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que as declarações constituíram uma "campanha negativa descarada", com o objetivo de favorecer determinado candidato.
A influenciadora Pietra Bertolazzi ainda não se pronunciou sobre o caso.
Fonte: Agência Brasil