Alepi convoca gerente do INSS para explicar descontos em contas de aposentados

Parlamentares querem apurar fraudes que podem ter afetado beneficiários no Piauí

Por Carlos Sousa,

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta terça-feira (13), durante sessão plenária, um requerimento apresentado pelo deputado Henrique Pires (MDB) para convocar o gerente executivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no estado. O objetivo é obter esclarecimentos sobre descontos e empréstimos suspeitos registrados nas contas de aposentados e pensionistas piauienses.

Foto: AlepiAdequação do piso para professores da UESPI

Além da convocação do representante do INSS, os parlamentares também convidaram o presidente da PiauíPrev, Flávio Chaib, para participar do debate. A intenção é compreender os impactos dessas possíveis irregularidades nos benefícios dos segurados e buscar alternativas para reparação dos prejuízos.

Henrique Pires destacou que já dialogou com gestores dos fundos de aposentadoria estaduais e acredita que a presença dos representantes poderá contribuir com a construção de soluções concretas para os casos denunciados.

Fraude nacional
O requerimento ocorre em meio à repercussão da operação “Sem Desconto”, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU) em abril deste ano. A ação investiga um esquema de descontos associativos não autorizados que teriam sido aplicados diretamente em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.

De acordo com as autoridades, a fraude movimentou aproximadamente R$ 6,3 bilhões entre os anos de 2019 e 2024. A operação mobilizou cerca de 700 agentes da PF e 80 servidores da CGU, que cumpriram 211 mandados judiciais em 14 estados e no Distrito Federal.

Como parte das medidas determinadas pela Justiça, foram realizados o sequestro de bens avaliados em mais de R$ 1 bilhão, seis prisões temporárias e o afastamento de seis servidores públicos das suas funções.

O debate proposto na Alepi representa mais uma frente de apuração dos impactos regionais da fraude nacional, visando esclarecer responsabilidades e proteger os direitos dos beneficiários no estado do Piauí.

Fonte: Alepi

Comente

Pequisar