Sobe para três o número de praias impróprias para banho no Piauí
Semar emitiu alertas para as praias Peito de Moça e Pedra do Sal
Na tarde deste sábado (16) a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR) classificou mais duas praias improprias para banho no Piauí: a praia Peito de Moça, em Luís Correia, e a praia Pedra do Sal, em Parnaíba.
Placas foram colocadas em praias consideradas improprias para banho (Foto: divulgação / Semar)
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
De acordo com o gerente de fiscalização da Semar, Renato Nogueira, há uma preocupação maior em relação às manchas devido a uma maior área de alcance e a difícil detecção pela forma fragmentada do óleo.
“As manchas de óleo que aparecerem neste final de semana se apresentam em um cenário diferente daquelas que apareceram no final de setembro. No final de setembro as manchas eram compactas. Elas foram depositadas na praia e tiveram seu recolhimento feito. Para recolher bastava uma pá e um coletor como um balde. Nesse final de semana o material veio de forma pulverizada, diluído e flutuante na água. Esse cenário nos preocupou bastante. Além de contaminar uma área maior ele estava aparecendo em fragmentos menores de difícil visualização e às vezes atingindo o banhista. O monitoramento constatou manchas de óleo nessa três praias. Essa praia já pode ser considerada impropria para banho”
Registro de óleo nas praias do Piauí (Foto: divulgação / Semar)
Em caso de contato com a pele, alguns banhistas podem apresentar sintomas como vermelhidão, coceira, escamação e urticaria. Se ingerido, o óleo pode provocar náusea, dor de cabeça e irritação no organismo.
O gerente ainda alerta que esses sintomas podem variar de acordo com ao tempo de contato com o produto e a concentração do material na água. Caso o banhista apresente alguns desses sintomas, recomenda-se a procura de um posto de saúde.
Praia de Atalaia
Na última quinta (14) a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar) comunicou o aparecimento de novas manchas de óleo na Praia de Atalaia, localizada no município de Luís Correia, região Norte do Piauí.
Novas manchas foram registras na Praia de Atalaia (Foto: divulgação/Capitania dos Portos do Piauí)
Isto classificou toda a orla da praia como impropria para banho. Antes disso, as manchas de óleo haviam aparecido, entre os dias 27 e 30 de setembro, nas praias Coqueiro, Peito de Moça, Arrombado, Cajueiro da Praia, Pedra do Sal e Atalaia.