Gestão adequada de resíduos é uma das principais formas de proteger o meio ambiente

De acordo com o especialista Rafael Marques, parte destes resíduos são considerados perigosos

Por Redação do Portal AZ,

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira (05), chama a atenção para os impactos das ações da sociedade na natureza. Dentre estas ações principais está a geração de resíduos e o seu gerenciamento.

Gestão adequada de resíduos é uma das principais formas de proteger o meio ambiente (Foto: Thiago Amaral)

No Brasil, em 2018, 29,5 milhões de toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) foram parar em lixões ou aterros controlados que não dispõem de todas as medidas necessárias para proteger a saúde da população e o meio ambiente de possíveis danos e degradações. É o que aponta o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), divulgado na edição mais recente do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil.

Instituída em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos permitiu que o país avançasse no enfrentamento dos principais problemas socioambientais decorrentes do manejo inadequado dos resíduos ao estabelecer medidas como a criação de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos por parte dos estabelecimentos geradores.

No entanto, os problemas em relação ao descarte inadequado de resíduos ainda são frequentes e podem gerar graves consequências ao meio ambiente e à saúde da população, especialmente quando os resíduos são provenientes de serviços de saúde. No país, mais de um terço (36,2%) dos municípios destinou de forma inadequada os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), levando-os sem tratamento prévio a aterros sanitários, situação que também ocorre no Piauí.

De acordo com o especialista Rafael Marques, parte destes resíduos são considerados perigosos. "Se forem descartados de forma inadequada dentro dos estabelecimentos geradores, os resíduos considerados potencialmente infectantes e perfurocortantes podem acabar misturados aos resíduos comuns, sendo levados ao aterro sanitário sem passar por tratamento feito por empresa especializada", explica o coordenador de Engenharia, Segurança e Meio Ambiente da Sterlix Ambiental. Sem tratamento prévio adequado, estes resíduos podem chegar ao solo ou na água, resultando em sérias contaminações, prejudicando gravemente o ecossistema.

O especialista também reforça que toda a população precisa fazer sua parte.  "As discussões relacionadas à proteção do meio ambiente envolvem diretamente a gestão de resíduos. Toda a população precisa ficar atenta aos resíduos gerados e a forma como eles são descartados", alerta Rafael Marques.

Comente

Pequisar