Assembleia aprova projeto de lei que cria Rota das Cachoeiras do Piauí

Projeto segue para a Comissão de Meio Ambiente e depois para votação em plenário

Por Jade Araújo, com informações de Alepi,

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (2) o Projeto de Lei que prevê a criação da Rota das Cachoeiras do Piauí com a valorização das potencialidades nas áreas da gastronomia, turismo, ecoturismo, artesanato, transporte, agricultura familiar e economia local. Agora o projeto da deputada Flora Izabel segue para a Comissão de Meio Ambiente e depois para votação em plenário.


Foto: divulgação

Segundo a deputada, haverá um roteiro integrado com a participação de prefeituras, das instituições do Piauí voltadas para a área de incentivo ao turismo e ao meio ambiente, do Sistema S, e da iniciativa privada com atividades de transporte, restaurantes e hoteleira. A rota inclui os municípios de Esperantina, Piracuruca, Batalha, Piripiri, Pedro II, Campo Maior, Juazeiro do Piauí, Jatobá do Piauí, Castelo do Piauí, Novo Santo Antônio e Alto Longá com cachoeiras mapeadas pelo Governo do Estado, bem como outros municípios onde sejam descobertas novas cachoeiras.

“A criação da Rota das Cachoeiras vai ajudar o turista a explorar as belezas naturais desta rota cheia de atrativos que abrange regiões importantes do Piauí e proporcionará uma maior divulgação e aproveitamento das potencialidades dos municípios onde se localizam as cachoeiras”, disse Flora.

A rota visa garantir aos visitantes experiências inesquecíveis nas áreas da gastronomia, do artesanato, das tradições culturais, da agricultura familiar e uma vivência cultural em comunidades abrangidas que têm um estilo de vida bastante peculiar; e que vão enriquecer as experiências dos turistas.

As cachoeiras mapeadas pelo Governo do Estado são a Campeira (Alto Longá), Coruja, Lagoa Grande, Roça Velha e Rosário (Novo Santo Antônio), Lembrada e Tingidor (Juazeiro do Piauí), Arraias e Covão (Castelo do Piauí), Furnas (Jatobá do Piauí), Bica e Pedra Negra (Campo Maior), Salto Liso e Urubu Rei (Pedro II), Bota Fora (Piripiri), Riachão (Piracuruca), Chichá (Batalha) e Urubu (Esperantina).

Comente

Pequisar