Governo quer transformar Zoobotânico em bioparque por meio de PPP

Semar é o órgão executor da concessão de uso do parque

Por Redação do Portal AZ,

Será realizada, nesta terça-feira (22), a audiência pública para tratar da revitalização do Parque Zoobotânico de Teresina. O espaço se tornar uma Parceria Público Privada (PPP) na qual está prevista a requalificação e modernização  do parque além de sua concessão de uso para manutenção e exploração integradas. Seguindo os protocolos de segurança, a audiência pública ocorrerá virtualmente a partir das 9h30 e será transmitida ao vivo, pelo youtube do Governo do Piauí.

Governo quer transformar Zoobotânico em bioparque por meio de PPP (Foto: Google Maps)

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) é o órgão executor da concessão de uso do parque e a Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) é o órgão responsável pelo gerenciamento do programa.

A proposta é que o Zoobotânico, terceiro maior parque urbano do Brasil e o maior do nordeste, com uma área total de 127 hectares, se transforme em um bioparque. “De imediato, a Semar arcará com investimentos para melhoria de infraestrutura do parque estadual, que deve ocorrer em um período de seis meses”, explica a superintendente da Suparc, Viviane Moura.

Entre os serviços as serem executados pela empresa vencedora do certame estão a limpeza e conservação de áreas verdes; zeladoria de sanitários; corte de grama; coleta e destinação do lixo; equipamentos, máquinas e veículos; pinturas dos recintos, das edificações e meios-fios. Numa segunda fase, também com previsão de seis meses, a concessionária executará o Plano Emergencial de Intervenções e Operação Inicial. Numa terceira fase, que deve durar cerca de cinco anos, inicia-se a modernização do parque.

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro, explica que o Parque Zoobotânico vai passar por uma série de melhorias antes de ser aberto ao público. “Estamos trabalhando nesta reforma emergencial, por isso o parque continua fechado, para que as melhorias sejam feitas de forma mais segura e rápida. Os animais seguem assistidos e bem cuidados”, assegurou.

O Parque Estadual Zoobotânico é uma unidade de conservação pertencente ao grupo de proteção integral, segundo a classificação Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Comente

Pequisar