PF aponta que fogo que destruiu parte do Pantanal começou em fazendas

A suspeita dos agentes federais seria a de que produtores rurais colocaram fogo na vegetação

Por Poder 360,

Incêndios que devastaram cerca de 25.000 hectares do Pantanal começaram em 4 fazendas de grande porte em Corumbá (MS). É o que aponta investigação da Polícia Federal.

PF aponta que fogo que destruiu parte do Pantanal começou em grandes fazendas (Foto: Chico Ribeiro/Governo MS)

A suspeita dos agentes federais seria a de que produtores rurais colocaram fogo na vegetação para transformar a área em pastagem.

A partir de imagens de satélite da Nasa (agência espacial americana) e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), os peritos da PF teriam encontrado vestígios que indicariam a ação humana nas queimadas nas propriedades rurais.

Para confirmar as informações coletadas pelos satélites, em 25 de agosto, uma equipe da PF sobrevoou as regiões das 4 propriedades e fez registros fotográficos.

Aos sobrevoar a área, os policiais descobriram outros focos de queimadas, além dos indicados pelas imagens de satélite, nas fazendas São Miguel e Bonsucesso.

O Poder360 entrou em contato com a Polícia Federal e tenta localizar os proprietários das fazendas, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.

O advogado de Ivanildo Miranda, Newley Amarilla, disse ao G1 que a defesa técnica somente será apresentada quando e se houver denúncia pelo Ministério Público Federal. Falou ainda que Ivanildo já prestou as informações solicitadas pela PF e colabora com as investigações –“que a ele também interessam, pois é uma das vítimas das queimadas”, afirmou.

Comente

Pequisar