Ibama ordena recolhimento de todas as brigadas de incêndio florestal

A determinação é assinada pelo chefe do Centro Especializado Prevfogo

Por Poder 360,

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) ordenou o recolhimento de todas as brigadas de incêndio florestal a partir desta 5ª feira (22.out.2020).

Ibama ordena recolhimento de todas as brigadas de incêndio florestal (foto:Pablo Le Roy/MMA)

A determinação é assinada pelo chefe do Centro Especializado Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), Ricardo Vianna Barreto. Ele diz que os brigadistas devem permanecer em suas bases de origem “aguardando ordens para atuação operacional em campo“.

O Prevfogo é o órgão responsável pela prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o território nacional.

De acordo com texto divulgado em agosto pelo Ministério do Meio Ambiente, o Ibama tem 1.481 brigadistas florestais atuando em 17 Estados e no Distrito Federal. À época, o ministro Ricardo Salles afirmou que, em 2020, o “ministério não mediu esforços para ampliar significativamente a contratação de brigadistas“.

A reportagem do Poder360 pediu para o Ibama justificar a medida e informar o número atualizado de brigadistas em atuação. Este texto será atualizado assim que houver resposta.

O recolhimento de brigadistas ocorre num momento em que os incêndios no Pantanal são notícia no Brasil e no mundo. A área incendiada no bioma é de 39.000 km², de acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) até setembro. Se considerados todos os biomas, o total de queimadas no país nos 9 primeiros meses de 2020 supera em 1% o registrado no mesmo período do ano passado.

Em 28 de agosto, o Ministério do Meio Ambiente chegou a comunicar a interrupção das operações de combate ao desmatamento na Amazônia e aos incêndios que atingem o Pantanal. O ministro Ricardo Salles havia dito que foram bloqueados R$ 20,9 milhões do orçamento do Ibama e R$ 39,7 milhões do ICMBio, mas o governo acabou liberando os recursos mais tarde naquele mesmo dia.

Comente

Pequisar