Maior iceberg do mundo se desprende na Antártica

Segundo especialistas, o desprendimento do iceberg segue seu ciclo natural e não é ocasionado por mudanças climáticas

Por Poder 360,

O maior iceberg do mundo se formou no lado oeste da plataforma de gelo Rome, no Mar Weddell, na Antártica, e se desprendeu nesta 4ª feira (19.mai.2021). Nomeado A-76, mede aproximadamente 4.320 km². Informações foram divulgadas pela ESA (European Space Agency).

Maior iceberg do mundo se desprende na Antártica (Foto:The European Space Agency)

O iceberg foi localizado pela British Antartic Survey e foi confirmado pelo US National Ice Center com base nas imagens feitas pelo Copernicus Sentinel-1, missão da agência europeia.

Segundo especialistas, o desprendimento do iceberg segue seu ciclo natural e não é ocasionado por mudanças climáticas. Da mesma forma, acredita-se que não haverá elevação do nível do mar, já que a mudança de estado físico não altera níveis quando no mesmo lugar. Mudanças de níveis do mar ocorrem quando há derretimento de geleiras ou mantos de gelo encontrados em terra.

O pedaço de gelo mede 170 km de comprimento e 25 km de largura.

Segundo a ESA, os icebergs são tradicionalmente nomeados a partir do quadrante Antártico em que foram originalmente avistados, depois um número sequencial e, se o iceberg se quebrar, uma letra sequencial.

Comente

Pequisar