Wellington Dias apresenta projeto de produção de Hidrogênio Verde na ONU

A proposta visa plantar novas árvores e recuperar áreas degradadas

Por Karine Rocha,

O governador Wellington Dias (PT) apresentou na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia, o potencial do Nordeste na produção de Hidrogêncio Verde. O PRO Verde é um programa que tem o objetivo de promover o plantio de um milhão de árvores nativas e frutíferas por ano. 

Wellington Dias apresenta projeto de produção de Hidrogênio Verde na ONU (Foto: Karine Rocha/Portal AZ)

“Propomos a partir do plantio e manutenção de nossas reservas florestais nativas e também o reflorestamento, um casamento com o social, gerando emprego e renda nestas áreas, a partir do edital que fizemos para captação de recurso na base de US$ 8 por árvore nova plantada” ponderou Dias.

O edital tem como meta o plantio de 5 milhões de novas árvores. Na conferência, o Piauí buscará interessados em investir na proposta. No início o foco é a recuperação de áreas degradadas das 13 unidades de conservação estaduais de proteção integral e uso sustentável.

“Hidrogênio Verde” é um termo utilizado para se referir ao hidrogênio obtido a partir de fontes renováveis, em um processo no qual não haja a emissão de carbono. Diferente dos combustíveis fósseis, o aproveitamento energético do hidrogênio raramente se dá por sua combustão, mas sim por meio de uma transformação eletroquímica, realizada em células conhecidas como células a combustível.

“O Nordeste e o Piauí têm oportunidades na área de produção do Hidrogênio Verde, a partir do excedente que temos de energias limpas, como eólica, solar, hidrelétrica e excedente em água potável. Podemos vender para o mundo hidrogênio, com o selo de “hidrogênio verde”, para substituir a queima industrial e outros de combustível fóssil e madeira” finalizou.

Comente

Pequisar