Ambientalista denuncia despejo de chorume vindo do Pará em rios de Teresina

Delegacia Ambiental impediu que o material fosse jogado em lagoa de estabilização

Por Karine Rocha,

O ambientalista Dionísio Carvalho denunciou em redes sociais que substâncias tóxicas oriundas do Pará são despejadas nos rios Poti e Parnaíba, em Teresina. A queixa foi repercutida pela deputada Teresa Brito (PV) na Assembleia Legislativa do Piauí, que alegou incoerência na concessão para despejo.

Ambientalista denuncia despejo de chorume vindo do Pará em Teresina (Foto: Reprodução)

A liberação para que a Águas e Esgotos de Teresina (Aegea) despejasse a substância no local foi concedida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Piauí (Semar-PI). Na Alepi, a deputada Tereza Brito (PV) argumentou que a concessão deveria ser feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semar) de Teresina.

Teresa Brito destacou ainda que a Agea deve prestar esclarecimentos sobre o caso. " A Aegea deve dar explicações ao Poder legislativo e à população de Teresina sobre a ação que levou a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente a impedir a prática de crime ambiental pela empresa de águas e esgotos que atua na capital piauiense", disse.

De acordo com Dionísio, uma análise feita por ambientalistas de Teresina apontou que o material despejado no rio contém substâncias nocivas para o meio ambiente, além de superar o limite permitido pela legislação. 

"Protocolamos ofício na OAB, pedindo ajuda da Comissão de Meio Ambiente para embasar a discussão técnica sobre o chorume jogado nas lagoas de estabilização do bairro Piarajá", contou.

Comente

Pequisar