Fungo de The Last of Us tem ‘primo’ no Brasil que 'domina' pequenos animais
Espécie é microscópica, mas ao fazer hospedeiros e devorá-los, fungo pode ser visto a olho nu
Um fungo "primo" do fungo que atinge os Estados Unidos na série pós-apocalíptica, The Last of Us, foi encontrado em terras brasileiras. A espécie "Beauveria bassiana" tem a capacidade de dominar animais, como aranhas e formingas, e devorá-las por dentro.

A espécie passou a ser utilizada como controle de pragas na agricultura. De acordo com professora Patrícia Dalzoto, doutora em genética de microrganismos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), esse tipo de fungo só pode ser visto a olho nu quando faz um hospedeiro. A espécie é encontrada em todo território brasileiro, especialmente em ambientes úmidos.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
“É um fungo que ataca, especificamente, algumas pragas. E em insetos ‘benéficos’, como abelhas, ele não faz nada", explica.
Conforme a pesquisadora, a espécie vive em diversos ambientes, preferencialmente na natureza, no solo de matas, mas também pode ser encontrado em ruas e calçadas, por exemplo.
A vida destes fungos se desenvolve em conjuntos de filamentos microscópicos – como representado com o gênero Cordyceps, na série The Last of Us.
Fonte: Com informações do G1