Chesf aumenta novamente a vazão de reservatório de Boa Esperança
A vazão da barragem já havia sido aumentada no último dia 16
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) vai aumentar novamente a vazão de saída do reservatório de Boa Esperança, localizado na bacia do rio Parnaíba em Guadalupe, a 356 km de Teresina. Segundo a Chesf, a partir desta terça-feira (21), o novo patamar passará de 800 metros cúbicos por segundo para 1.300 e deverá permanecer nesse valor até nova reavaliação.]

A medida ocorre devido à previsão de ocorrência de chuvas na região e da necessidade de seguir a curva de volume de espera do Reservatório de Boa Esperança estabelecida para o período, controlando seu armazenamento que se encontra com 66,6% do volume útil. Entretanto, o aumento da vazão do reservatório pode ter impacto nos municípios banhados pelo rio Parnaíba, e as autoridades locais devem monitorar a situação.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A vazão da barragem já havia sido aumentada no último dia 16, quando o armazenamento do reservatório se encontrava em 68%. Na ocasião a companhia elevou a vazão para 800 metros cúbicos.
Em comunicado, a Eletrobras Chesf ressalta que é importante evitar a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação pelas comunidades ribeirinhas e destaca que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada.
De acordo com o sistema de monitoramento do Serviço Geológico do Brasil, o nível do Parnaíba segue normal em Floriano/Barão de Grajaú (MA) e Teresina. No entanto, em Luzilândia, no norte do estado, o rio Parnaíba segue em cota de atenção, com 4,38 metros.
O rio Longá permanece em cota de alerta, sendo que durante esta madrugada (21) o rio chegou a atingir a cota de inundação, com 7,41 metros. Mas voltou a descer de nível, sem, contudo, deixar a cota de alerta.
O rio Marathaoan também segue em cota de alerta, com as chuvas intensas na região o volume de águas permanece oscilando entre as cotas de alerta e atenção.
Fonte: Chesf