Semarh realiza a soltura de mais de 40 animais silvestres à natureza
Após a reabilitação, os espécimes foram soltos em área ambiental próxima
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) promoveu, nessa segunda-feira (29), a devolução de 44 animais silvestres ao seu habitat natural, em uma área próxima ao município de José de Freitas. Essa iniciativa destaca o compromisso do governo com a preservação da fauna local, após um processo de reabilitação e acompanhamento veterinário.
Os animais foram soltos após passarem por um período de quarentena e reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres da Semarh (CETAS Semarh). Jabutis, jiboias, tamanduás-mirins e diversas aves foram monitorados e tratados por veterinários e biólogos, sendo considerados aptos para retornar à natureza, conforme atestado médico.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A propriedade escolhida para a soltura oferece uma correspondência ecológica ideal para os animais, com diversos ambientes adequados para répteis e aves, além de áreas propícias para abrigar tamanduás e outros espécimes silvestres.
O secretário do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, ressaltou que essa ação faz parte do programa Eco Piauí, que tem como uma de suas metas a revitalização da política de atenção aos animais silvestres. “A área em questão possui correspondência ecológica com os animais que serão reintroduzidos, seguindo diretrizes legais”, explicou Oliveira.
De acordo com Alexandre Clark, veterinário da Semarh, 90% dos animais resgatados pela Polícia Ambiental são devolvidos à natureza. Ele destacou que, caso necessitem de tratamento, a equipe veterinária providencia o cuidado necessário. Muitos desses animais são encontrados na zona urbana das cidades.
A Semarh planeja agora uma campanha de educação ambiental para conscientizar sobre a preservação da área e a proibição de maus-tratos, coleta e tráfico de animais silvestres, além de realizar fiscalizações no entorno. A atividade de soltura segue a Instrução Normativa nº 19/2024, fortalecendo a gestão da fauna na Semarh.
Fonte: Governo do Piauí