Amazônia registra recorde de queimadas em fevereiro, aponta Inpe

Dados apontam que seja a maior quantidade de queimadas desde o início da série histórica em 1999

Por Dominic Ferreira,

A Amazônia enfrenta um recorde alarmante de queimadas em fevereiro, superando os números de 2023, com quase 3 mil focos de incêndio até o momento. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a região já contabiliza 2.924 pontos de queimadas até o dia 26, estabelecendo a maior quantidade desde o início da série histórica em 1999. 

Foto: Reprodução/Amazonia RealQueimadas na Amazônia

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, alertou para a gravidade da situação, apontando fatores como a estiagem causada pelo fenômeno El Niño, matéria orgânica ressecada e incêndios criminosos. Na comparação com fevereiro de 2023, a Amazônia apresenta um aumento de 298% nos focos de incêndio. 

O acumulado no primeiro bimestre já totaliza 4.973 focos de queimadas. O professor José Sobreiro Filho, da UnB, destaca a potencialização das consequências das queimadas pelo El Niño. O mês ainda não terminou, e os números devem aumentar até o final de fevereiro.

“É fundamental reconhecer que o El Nino causa impactos, sobretudo, com a redução de chuvas na Amazônia. No entanto, o crescimento dos focos é sintomático também de uma Amazônia que tem de lidar com outros desafios: as mudanças climáticas, o aquecimento global, de fato, são parte de uma questão ambiental e de uma realidade ambiental irrevogável que, hoje, cai sobre a mesa dos principais políticos do mundo”, informou Sobreiro.

Fonte: Inpe

Comente

Pequisar