Semarh, Pnud e Seduc abrem inscrições para jovens atuarem na educação ambiental

O projeto visa alcançar jovem que residam na região da Chapada das Mangabeiras

Por Carlos Sousa,

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), está lançando um edital para selecionar jovens residentes dos municípios da Chapada das Mangabeiras, no Sul do estado, para participarem de um programa de educação ambiental. A iniciativa visa envolver os jovens em projetos socioambientais nas escolas públicas da região.

Foto: Governo do PiauíEdital para jovens bolsistas
O prazo para inscrição é até 17 de março, e o programa está em busca de 25 jovens com idades entre 15 e 19 anos, residentes nos municípios de São Gonçalo do Gurguéia, Gilbués, Riacho Frio, Corrente e Barreiras do Piauí.

Os candidatos devem estar cursando ou ter concluído o ensino médio em escola pública e não podem ter qualquer vínculo empregatício. Será concedido a cada jovem participante um auxílio financeiro mensal de R$ 200, durante dez meses, para cumprimento de dez horas semanais de estudos e elaboração de projetos.

O objetivo do programa é promover a inclusão dos jovens, estimulando sua participação em projetos socioambientais em seus territórios. Além disso, busca contribuir para a preservação ambiental, estimulando o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências.

O programa faz parte do projeto “Desenvolvimento Sustentável de Áreas de Desertificação no Sul do Piauí”, uma parceria entre o governo piauiense e o Pnud. Os jovens selecionados participarão de oficinas sobre meio ambiente, Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de capacitações temáticas sobre queimadas, recuperação de áreas degradadas, recursos hídricos e resíduos sólidos.

Após a capacitação, os participantes iniciarão a fase de execução de projetos, mobilizando parceiros, realizando eventos educativos e executando projetos de educação ambiental junto aos alunos de escolas públicas no município, entre outras atividades.

As incrições podem ser realizadas AQUI
Confira aqui o EDITAL

Fonte: Governo do Piauí

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar