Programa Lixo Zero: quatro pessoas são presas por descarte irregular em Teresina

“Notamos que são sempre as mesmas pessoas. Estamos monitorando esse pessoal. Tomé cuidado, quem contrata também pode ser penalizado” disse o coordenador do programa, Paulo Henrique

Por Rayfran Junior,

Quatro indivíduos foram presas em Teresina ao longo de uma semana por práticas de descarte irregular de lixo, conforme informado nesta quarta-feira (10) por Paulo Henrique, coordenador do programa Lixo Zero da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) da Prefeitura de Teresina.

Foto: ReproduçãoQuatro pessoas são pressas por descarte interligar de lixo em Teresina
Quatro pessoas são pressas por descarte interligar de lixo em Teresina

Um dos presos é um homem que tentou fugir da fiscalização, mas foi capturado pelo Batalhão de Polícia Ambiental. Segundo Paulo Henrique, este indivíduo já havia sido flagrado diversas vezes realizando descartes irregulares. Em imagens registradas, o homem é visto despejando galhos secos de árvores em terrenos baldios próximos a residências.

Além disso, duas pessoas foram detidas após serem flagradas despejando lixo em pontos irregulares da Zona Leste da capital. "Nesta semana, já flagramos ao todo quatro pessoas despejando lixo em locais proibidos", ressaltou o coordenador.

O coordenador descreveu a persistência de um dos presos em continuar praticando o descarte. “Há meses monitorávamos esses veículos, e ele realiza, pelo menos, uns dois descartes por dia. Hoje, ao descartar o lixo, ele notou nosso veículo flagrando a ação. Tentou escapar, mas conseguimos interceptá-lo".

O programa Lixo Zero monitora diariamente mais de 50 pontos de descarte em Teresina. Mesmo com as equipes atentas as essas práticas, muitas pessoas continuam reincidindo no descarte irregular.

"Notamos que são sempre as mesmas pessoas. Estamos monitorando esse pessoal. Se você tem esse hábito, tome cuidado. Não é só quem descarta, mas também quem contrata que pode ser responsabilizado", alertou o coordenador.

Os responsáveis pelos descartes irregulares podem ser indiciados por crime ambiental, com penalidades que incluem reclusão, detenção ou pagamento de multa, variando de R$ 400 a R$ 4 mil.

Para denúncias ao programa Lixo Zero, é possível contatar a Semduh enviando mensagem para o WhatsApp (86) 9 9402-3074.

Fonte: Com informações da Semduh

Comente

Pequisar