Seguranças tentam expulsar Bai Bai por manifestação na abertura do G20 Social
Apesar do ocorrido, o conselheiro estadual proseguiu e pediu atenção para as questões ambientais urgentes
Durante a abertura do G20 Social nesta segunda-feira(20), uma voz divergente emergiu dos fundos do auditório da FIEPI. Raimundo Gutemberg, músico e conselheiro estadual dos Direitos Humanos, conhecido como Bai Bai, interrompeu o evento com um grito de liberdade, cantando: “Esperança Garcia, liberdade está escrito em teu nome”.

Antes de sua intervenção, a segurança particular tentou impedir Bai Bai, chegando a retirá-lo do auditório. Apesar disso, ele conseguiu retornar e expressar sua mensagem. Bai Bai denunciou a presença de microplásticos nos rios do Piauí e a ausência de políticas efetivas para resolver os muitos problemas sociais do estado. “Essa foi minha intervenção pra gente não ficar achando que tá tudo uma maravilha”, afirmou.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Embora suas palavras tenham sido fortes, nenhum representante da mesa comentou a intervenção de Bai Bai.
Confira imagens do evento:
De acordo com o Governo Federal, o objetivo do G20 Social é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, que durante a presidência brasileira tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. No entanto, a participação popular ainda parece restrita.
Fonte: O Corre Diário