Piauí usa IA para prever incêndios e otimizar combate com ações antecipadas

Sistema prevê focos de calor com semanas de antecedência, ajudando na prevenção de incêndios florestais

Por Dominic Ferreira,


A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) do Piauí está utilizando Inteligência Artificial (IA) para prever e combater incêndios florestais de maneira mais eficiente. Com a ajuda de tecnologias de Machine Learning, a secretaria consegue antecipar focos de calor com semanas, ou até meses, de antecedência, permitindo ações preventivas mais rápidas e precisas.

Foto: Reprodução/Governo do PiauíQueimadas no Piauí

A plataforma tecnológica permite que gestores escolham municípios específicos e obtenham previsões detalhadas sobre os focos de calor, seja para a semana ou para um mês específico. Esse recurso facilita o planejamento de ações, como mobilizar brigadas e o Corpo de Bombeiros, antecipando-se aos riscos de incêndios. “Com essa previsibilidade, conseguimos deixar as brigadas de combate a incêndios em alerta e reduzir significativamente os danos”, explica o secretário da Semarh, Daniel Oliveira.

Foto: Reprodução/Governo do PiauíQueimadas no Piauí

O modelo utilizado pela Semarh processa grandes quantidades de dados históricos, extraídos do sistema BiomaQueimadas, que reúne informações dos últimos 24 anos. Com isso, a IA é capaz de fornecer uma previsão precisa de onde e quando os incêndios podem ocorrer, usando algoritmos que identificam padrões nas condições meteorológicas e ambientais.
No município de Uruçuí, por exemplo, que historicamente tem grandes registros de focos de calor, a IA já prevê uma queda nos focos de incêndios a partir das últimas semanas de setembro e início de outubro. O sistema ainda oferece uma interface com um mapa interativo, que exibe os focos de calor previstos em tempo real, facilitando a identificação de áreas de risco.
Além do uso da IA, o Governo do Piauí inaugurou recentemente a Sala de Situação para Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, um centro de monitoramento contínuo que acompanha as áreas de risco e as condições meteorológicas durante o período de seca. Combinando a tecnologia de previsão com o monitoramento em tempo real, o estado intensifica suas ações no combate e prevenção aos incêndios florestais.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar