Piauí registra queda de 10% no desmatamento do Cerrado e aumenta fiscalização

Estado se torna líder na redução do desmatamento com aumento de 237% nas multas

Por Dominic Ferreira,


O Piauí tem se destacado como um exemplo de preservação ambiental, alcançando uma redução de 10% no desmatamento do Cerrado em 2024, em comparação com o ano anterior. Esse resultado coloca o estado entre os três principais no país em termos de diminuição de desmatamento no bioma Cerrado, segundo os dados do Prodes 2023/2024. A redução foi acompanhada por um aumento significativo nas operações de fiscalização, com 18 ações realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) entre 2023 e 2024.

Foto: Reprodução/Governo do PiauíEstado se torna líder na redução do desmatamento com aumento de 237% nas multas.
Estado se torna líder na redução do desmatamento com aumento de 237% nas multas.

Além do incremento nas operações, o Piauí registrou um expressivo aumento no número de autos de infração ambiental, saltando de 149 em 2022 para 502 em 2024, o que representa um crescimento de 42% em relação a 2023 e 237% em comparação a 2022. A quantidade de áreas embargadas também teve um aumento significativo, passando de 20.875 hectares em 2022 para 57.846 hectares em 2024, o que corresponde a um salto de 177%. Essas ações foram fundamentais para combater o desmatamento ilegal no estado.
Segundo Filipe Gomes, diretor de gestão florestal da Semarh, as operações Cerrado Vivo tiveram um impacto importante na contenção de práticas ilegais e na promoção da regularização ambiental. "As fiscalizações resultaram em mais de 1000% de aumento na aplicação de multas e embargos", afirmou Gomes, destacando a eficácia das ações de fiscalização intensificada.
O governo estadual também busca novos recursos para ampliar o monitoramento e as ações de fiscalização, como o programa REDD+ (Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal), que permitirá o uso de tecnologias avançadas, como o monitoramento via satélite. O secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, afirmou que o Piauí visa atingir a meta de desmatamento zero até 2030, contribuindo para a preservação da biodiversidade e para as metas climáticas globais.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar