Governo de Israel recusa novos vistos para funcionários da ONU
Decisão é uma resposta à insatisfação com a atuação da ONU durante o conflito entre Israel e o Hamas
O ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel anunciou instruções para negar novos vistos e a renovação dos existentes para funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU). A medida é uma resposta à postura considerada insatisfatória da ONU durante o conflito em Gaza.
Segundo o ministro Eli Cohen, a conduta da ONU desde 7 de outubro é vergonhosa, acusando a organização de legitimar crimes de guerra e crimes contra a humanidade. O desentendimento escalou quando o secretário-geral da ONU, António Guterres, criticou os bombardeios israelenses em Gaza, resultando no cancelamento de uma reunião com Cohen.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A animosidade cresceu após Guterres afirmar que os ataques do Hamas a Israel "não aconteceram no vácuo". Em resposta, Israel suspendeu vistos para funcionários da ONU, previamente rejeitando o pedido de visto para o subsecretário-geral Martin Griffiths.
Na Assembleia-Geral da ONU, uma proposta de resolução dos países árabes pedindo uma "trégua humanitária imediata" foi aprovada na mesma semana.
Fonte: CNN Brasil