Primeira execução com Gás Nitrogênio é realizada nos EUA

Detento condenado por homicídio foi submetido a novo método de execução

Por Carlos Sousa,

Kenneth Smith, condenado à morte por um assassinato em 1988, foi executado com gás nitrogênio no Alabama, marcando a primeira aplicação desse método nos Estados Unidos. Especialistas alertam para possíveis consequências.

Foto: CNNDetento executado através de novo método
Kenneth Smith, Detento executado através de novo método

Na noite de quinta-feira (25), o Alabama executou Kenneth Smith, marcando o primeiro uso de gás nitrogênio como método de execução nos Estados Unidos. Smith, condenado à morte por seu papel em um assassinato em 1988, foi submetido a este novo procedimento após sobreviver a uma tentativa de injeção letal em 2022.

O gás nitrogênio foi administrado por cerca de 15 minutos, segundo as autoridades. Durante a execução, Smith fez uma declaração expressando desapontamento com o método. Testemunhas relataram que ele pareceu consciente por vários minutos e teve movimentos involuntários antes de sua respiração desacelerar.

Os defensores do método afirmam que é indolor, mas críticos, incluindo especialistas da ONU, expressaram preocupações sobre a possibilidade de dor excessiva. O uso do gás nitrogênio para execuções ainda é pouco comum, com apenas três estados nos EUA aprovando esse método.

Kenneth Smith foi condenado por um assassinato planejado em 1988. Após uma tentativa fracassada de execução por injeção letal em 2022, ele foi submetido ao método de gás nitrogênio nesta semana. A execução gerou debates sobre a humanidade do método e a eficácia da pena de morte nos Estados Unidos.

Fonte: CNN Brasil

Comente

Pequisar