Moradores protestam contra empresa de energia solar da Itália por danos ambientais no Piauí

Bacia de contenção rompeu provocando muita destruição na cidade

Por Redação do Portal AZ com informações do Portal Corrente,

Os moradores do município de São Gonçalo do Gurgueia interditaram o canteiro de obras da Usina Solar São Gonçalo, na manhã desta quinta-feira (05). 

O protesto tem como objetivo chamar a atenção das autoridades para os danos ambientais que a cidade vem sofrendo por conta do empreendimento da multinacional Enel, assim como a omissão das autoridades competentes em relação ao problema, que já ocorre desde março do ano passado.

Moradores protestam contra empresa de energia solar da Itália por danos ambientais no Piauí (Foto: Portal Corrente)

Pela terceira vez em um ano, a bacia de contenção do Parque Solar São Gonçalo, na região do município de São Gonçalo do Gurguéia (798 km de Teresina), da multinacional Green Power, rompeu provocando muita destruição no caminho das águas. O último desastre ocorreu no sábado (29) fevereiro aterrando nascentes, riachos, brejos, além de derrubar uma ponte, assorear estradas, plantações e vegetação nativa, atingindo o Rio Gurguéia, sustentáculo da população do município, um dos mais pobres do Piauí.

Empresa de energia solar da Itália causa grandes danos ambientais no Piauí ( Tânia Martins/PortalAZ )

De acordo com o Portal Corrente, apesar das denúncias feitas pelo prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente ao Ministério Público e à Semar, em abril de 2019, nenhum órgão esteve no local vistoriando os trabalhos realizados. 

Durante a semana, a cidade recebeu visita de diversos órgãos fiscalizadores, motivados sem dúvida pelas últimas circunstâncias.

O Portal Corrente afirma que a Enel manifesta-se informando que dará todo apoio necessário à comunidade, que está providenciando a manutenção das áreas danificadas e que fará novos estudos para direcionar o futuro andamento da obra.

Rompimento das Bacias de Contenção da Enel causou impactos irreparáveis no interior ( Tânia Martins/PortalAZ )

Durante esta semana, deputados levaram o assunto à tribuna da Assembleia Legislativa, e uma audiência pública foi aprovada para debater o problema no município.

Durante toda a manhã de hoje, as centenas de funcionários que foram impedidos de entrar na obra permaneceram no perímetro urbano dos municípios de Corrente e São Gonçalo.

Protesto ocorre durante toda esta quinta-feira (Foto: Portal Corrente)

O protesto, que acontece de forma pacífica, é de iniciativa da própria comunidade atingida. Os primeiros manifestantes chegaram às  4h da madrugada e permanecem nos portões do canteiro de obras, com faixas de protesto e cantando o hino do município. Não há previsão para o término da manifestação.

Entenda o caso:

Empresa de energia solar da Itália causa grandes danos ambientais no Piauí

Comente

Pequisar