Com aumento de casos de covid-19, prefeito de Jacobina do Piauí decreta situação de emergência

Documento foi assinado na sexta-feira (27) e tem validade de 15 dias

Por Marcelo Gomes,

O prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlânio Rodrigues (MDB) decretou situação de emergência na cidade em razão do aumento de casos da covid-19. Entre as medidas adotadas, o gestor determinou o fechamento de todas as atividades comerciais e de prestação de serviços privados não essenciais. O decreto foi assinado na sexta-feira (27) e tem validade de 15 dias.  

Prefeito decreta situação de emergência em Jacobina do Piauí (Foto: Cidades em Foco)

Conforme documento, o prefeito GD levou em consideração o avanço em grande escala de pessoas contaminadas pelo coronavírus. Em apenas cinco dias, Jacobina registrou 59 novos casos confirmados da doença. Atualmente, o município contabiliza 128 positivados, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.

Entre as medidas, fica restrito o consumo de alimentos em restaurante, lanchonetes e similares, sendo permitido no local apenas três mesas no máximo com distância de 2 metros de uma para outra; também fica proibida a realização de eventos e de reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos.

Gederlânio Rodrigues, prefeito de Jacobina (Foto: Cidades da Net)

Estão autorizados a funcionar apenas mercados, supermercados, hipermercados, mercearias, açougues, peixarias, fruteiras e centros de abastecimento de alimentos, as distribuidoras e centros de distribuição de alimentos, farmácias e drogarias, padarias, hotéis, laboratórios, bancos e serviços financeiros, delivery, oficinas mecânicas, e borracharias, lojas de venda de peças para veículos, lojas de material de construção e obras do setor público e privado.

No setor público, fica suspenso o atendimento presencial do público externo no âmbito da administração pública direta e indireta, pelo período de vigência do decreto, salvo os serviços considerados essenciais. 

Essa é a segunda vez que o município de Jacobina decreta estado de emergência por causa da covid-19. O prefeito GD ressaltou que "as medidas previstas no documento poderão ser reavaliadas a qualquer momento, acrescendo-se outras, a depender da fase epidemiológica do contágio e da evolução dos casos no município".

Clique aqui e veja o decreto.

Matéria relacionada:

Piauí registra 520 casos confirmados e nove óbitos por covid-19 em 24 horas, diz Sesapi

Comente

Pequisar