Sesapi notifica estabelecimentos por descumprimento das normas de prevenção à covid-19 no litoral
Um helicóptero da PM também colabora com o patrulhamento na região
Fiscais da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado notificaram, no litoral do Piauí, alguns estabelecimentos por descumprimento do decreto de calamidade pública, que se refere às medidas preventivas de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fiscais da Sesapi fiscalizam estabelecimentos no litoral (Foto: Divulgação)
Os estabelecimentos que infringirem as normas sanitárias são autuados e estarão sujeitos a multas, que podem variar de leves a gravíssimas, podendo chegar ao valor máximo de R$ 1,5 milhão. Em casos de reincidência da infração, a multa será aplicada em dobro.
Em 2021, os Protocolos e documentos publicados pelo Governo do Estado com as medidas preventivas para o enfrentamento da Covid-19 continuam em vigor e devem ser cumpridas no Piauí.
A ação de fiscalização no litoral está sendo realizada em parceria com o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Parnaíba (Cerest Regional) e a Polícia Militar, que tem sido um diferencial para a efetivação das ações de vigilância sanitária durante a pandemia.
Fiscalização aérea
A PM reforçou o contingente com 88 policiais, para garantir a segurança da região além do uso de um helicóptero que fiscaliza do alto a invasão de veículos. O helicóptero também permite um patrulhamento mais ágil da orla, além de salvamento.
“Quando há descumprimento, a aeronave se aproxima e o tripulante determina a retirada do veículo da área proibida. Se não for atendido, a equipe por terra é acionada para dar suporte”, acrescenta Rodrigues.
A PM conta com um helicóptero que fiscaliza do alto a invasão de veículos(Foto: Divulgação)
Até esta quinta-feira (31), segundo a Coordenação-Geral de Operações da corporação, nenhuma ocorrência relevante foi registrada. Por enquanto, os chamados atendidos com maior frequência, estão relacionados a poluição sonora.
Prorrogação do estado de calamidade pública
Na semana passada, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou a prorrogação do decreto de calamidade pública no Piauí por causa da pandemia, portanto, as medidas devem ser cumpridas rigorosamente.