Dois hospitais no interior do Piauí atingem 100% de ocupação em leitos de UTI Covid

Número de casos e óbitos pela doença segue crescente no estado, aponta Sesapi

Por Vitória Pilar,

Os hospitais regionais Tibério Nunes, em Floriano, e Deolindo Couto, em Oeiras, apresentaram 100% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes infectados com covid-19. Os dados foram divulgados nessa terça-feira (5) pelo painel epidemiológico da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi). 

Dois hospitais no interior do Piauí atingem 100% de ocupação em leitos de UTI Covid (Foto: divulgação)

Em Floriano, há 15 leitos de UTI sendo utilizados e 84% dos leitos clínicos ocupados. Ao todo, dos 25 leitos clínicos presentes no Hospital Tibério Nunes, apenas quatro estão disponíveis para novos pacientes. A unidade é referência na região Sul do Piauí. 

Já em Oeiras, contém apenas seis leitos de UTI. No hospital Deolindo Couto, a ocupação dos leitos clínicos já atingiu os 40%, tendo seis, dos 15 leitos, sendo utilizados até o momento. 

Conforme informações da Secretaria de Saúde, Floriano já possui 4296 casos confirmados da covid-19, contabilizando 64 óbitos por complicações da doença. Já em Oeiras, 2113 pessoas já foram infectadas, tendo 22 óbitos por covid-19. 

Leitos de UTI em Teresina

Na capital, o Hospital Getúlio Vargas e o Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela seguem como as maiores taxas de ocupação de leitos de UTI para a covid-19. No HGV, 80% dos leitos já foram ocupados. Dos 10 leitos, restam apenas duas UTIs disponíveis. 

No hospital Natan Portela, 75% dos leitos destinados para pacientes por covid-19 já foram ocupados. Dos 20 leitos, 15 estão sendo utilizados até o momento, de acordo com a Sesapi. Nas últimas 24 horas, 657 pessoas testaram positivo para covid-19 e dez morreram em decorrência da doença, sendo sete vítimas de Teresina.

COE reativa novos leitos 

O secretário de saúde Florentino Neto afirmou nessa terça-feira (05) que novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) serão reativados e implementados em hospitais do Piauí. Em Teresina, serão reabertos 10 no Hospital Getúlio Vargas (HGV), sete no Hospital Natan Portela e cinco no Hospital da Polícia Militar (HPM). 

Secretrário pede para que população mantenha medidas de prevenção (Foto: divulgação)

Florentino destacou ainda que o Centro de Operações Emergenciais (COE) está avaliando a necessidade de ampliações em outras regiões, como em Floriano e Parnaíba. Ontem, mais de 500 pessoas testaram positivo para doença e sete morreram em decorrência da covid-19. 

Matéria relacionada: 

Com aumento no número de casos, COE reativa novos leitos para pacientes com covid-19 no Piauí

Comente

Pequisar