Cidades piauienses suspendem festividades do carnaval por causa da pandemia; veja quais
O objetivo é evitar aglomeração de pessoas no combate à covid-19
Com o objetivo de conter a proliferação do coronavírus, prefeitos eleitos e reeleitos estão suspendendo as festividades do carnaval em municípios do Piauí. O Portal AZ apurou que além de Teresina, mais três cidades optaram por não realizar eventos neste primeiro semestre do ano.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Cidades piauienses suspendem festividades do carnaval por causa da pandemia (Foto: ilustrativa / reprodução)
Nos últimos dias, o Piauí tem registrado alto número de casos confirmados e óbitos em decorrência da covid-19. Na terça-feira (12), a Secretaria de Estado da Saúde contabilizou 835 positivados e sete mortes.
Até o momento, Campo Maior, Floriano, Picos e Teresina suspenderam, por tempo indeterminado, as festividades carnavalescas. A tendência é que as festas também sejam canceladas em outros municípios até fevereiro.
Campo Maior
O prefeito de Campo Maior, Joãozinho Félix (MDB) assinou um decreto na terça (12) proibindo a realização de eventos de carnaval na cidade ou shows e similares, público ou privado, independentemente do número de participantes.
Carnaval em Campo Maior (Foto: Domingos José / Campo Maior em Foco)
O gestor relatou também que ficam suspensos quaisquer eventos comemorativos de pré-carnaval e carnaval, em ambientes abertos ou fechados. Conforme o documento, os estabelecimentos comerciais, como por exemplo, bares, cafés, churrascarias ou restaurantes, poderão funcionar por 8h.
Floriano
Em Floriano também não haverá as tradicionais festas carnavalescas. A decisão foi tomada após análise, pelo Governo e a Vigilância Sanitária, sobre a situação epidemiológica atual do país e da região.
Prefeito Joel anuncia que não haverá carnaval em Floriano em 2021 (Foto: divulgação)
O prefeito Joel Rodrigues (PP) não descartou a possibilidade de anunciar medidas mais duras no período carnavalesco, em relação aos eventos particulares, a partir de uma avaliação da situação epidemiológica do final de janeiro.
"É um momento para pensar na vida, saúde e proteção das pessoas e, se Deus quiser, em julho, a situação será outra e comemoraremos o aniversário da cidade com grande alegria", disse o prefeito reeleito.
Picos
Em picos, o prefeito Gil Paraibano (PP) suspendeu através do decreto nº 14/2021 a execução de festas, shows e eventos símiles incluindo festejos comunitários, Carnaval e de São João. Segundo gestor, o objetivo é conter o avanço do coronavírus no município.
Para evitar disseminação do coronavírus, prefeito de Picos suspende carnaval e até festas juninas (Foto: Riachão Net)
Conforme documento, bares e restaurantes também deverão oferecer álcool gel e priorizar espaços abertos, além de dispor de uma distância mínima de 2 metros entre mesas e cadeiras. Aquele que descumprir a determinação poderá ser multado em valores que variam de R$ 1 mil até R$ 10 mil, além de responder criminalmente.
Teresina
O prefeito Dr. Pessoa (MDB) decidiu suspender a realização do Corso e do carnaval neste primeiro semestre do ano. Não haverá prévias e nem eventos carnavalescos na capital.
Prefeitura não realizará corso neste primeiro semestre do ano (Foto: Victória Cardoso / Portal AZ)
“Resolvemos priorizar a saúde. Não tem como realizar carnaval sem aglomerar. Portanto, iremos suspender as festividades, incluindo o Corso que é uma das principais em virtude da pandemia. Poderemos remarcar um carnaval fora de época, mas não vamos divulgar data porque é necessário esperar a vacina e imunização da população contra esse vírus”, explicou o presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FCMC), Sheyvan Lima.
Até o momento, não há nenhum decreto que altera o horário de funcionamento do comércio. Dados da Fundação Municipal de Saúde apontam que Teresina segue apresentando uma estabilidade no número de casos e óbitos por covid-19.
Adiamento do carnaval
Em 06 de janeiro, o secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira, informou ao Portal AZ que iria propor ao Governo do Piauí o adiamento das festividades de carnaval dentro do Estado. Flávio sugeriu a mudança da data comemorativa para o mês de junho, em conjunto com as festas juninas, formando assim um único evento.
Flávio Nogueira Júnior, secretário de Turismo do Piauí (Foto: divulgação)
"Essa é uma proposição que será levada ao Governador, tendo em vista que ainda não temos a vacina no nosso país, como em outras nações. Faltam menos de um mês para o Carnaval e se aqui no nosso Estado, tivermos festas como tivemos no final do ano, pode ocorrer uma catástrofe ainda maior. O vírus continua circulando", frisou.
Matérias relacionadas:
Para evitar disseminação do coronavírus, prefeito de Picos suspende carnaval e festas juninas
Casos de coronavírus disparam no Piauí nas últimas 24 horas, diz Secretaria de Saúde
Por causa da covid-19, prefeitura de Teresina suspende Corso e festividades do carnaval
Secretário de Turismo propõe adiar carnaval no Piauí para junho: “o vírus continua circulando”