Jovem morre ao sofrer descarga elétrica enquanto usava celular ligado na tomada no Piauí
Ele era formado em administração e trabalhava em uma empresa da família
Mário Alves Magalhães Filho, de 24 anos, morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto utilizava o aparelho celular na tomada. A fatalidade ocorreu na noite desse domingo (24) no município de Piracuruca, região Norte do Piauí. O jovem era formado em administração e trabalhava em uma empresa da família.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Jovem morre ao sofrer descarga elétrica enquanto usava celular na tomada no Piauí (Foto: reprodução Instagram)
Os pais de Mário Filho ouviram um forte barulho no quarto, mas quando chegaram ao local o jovem já estava sem vida. Chovia no momento do incidente. Nas redes sociais, amigos e familiares lamentaram a morte precoce do estudante.
“Meu Deus, receba Mário Filho em seu lar celestial e direcione sua misericórdia em amor a família. Nossa Piracuruca hoje amanhece com a dor da perda de um ser humano incrível que contagiava a todos com a sua alegria e o seu respeito. Só Deus dará compreensão”, publicou um amigo da vítima nas redes sociais.
Mário é filho da professora Zeze, uma profissional bastante conhecida e querida em Piracuruca. “Meus sentimentos à família por essa perda repentina e lamentável. A todos que lerem essa postagem queiram por bondade dedicar um momento para rezar pelo descanso de Mário Filho e pela família enlutada. Ao seu pai, mãe, irmã, amigos e conhecidos que sofrem nesse momento de dor, que essa foto possa trazer um mínimo de consolo na certeza de que ele próprio nos convida a olhar para o céu”, relatou outro colega do jovem em postagem no Facebook.
Ele era formado em administração e trabalhava em uma empresa da família (Foto: reprodução Instagram)
A faculdade Chrisfapi, onde Mário se formou em administração, emitiu uma nota de pesar e prestou condolências aos amigos e familiares da vítima. Não há informações sobre velório e sepultamento.
“Com grande pesar comunicamos o falecimento de Mário Filho, ex-aluno do curso de Administração. A Chrisfapi presta solidariedade aos amigos e familiares por esta irreparável perda e rogamos para que Deus possa confortá-los nesse momento de grande dor”.
Vícios no manuseio do celular causam riscos à vida
De acordo com o engenheiro eletricista da Equatorial Piauí, Abraão Menezes, o celular, como qualquer aparelho elétrico, precisa de alguns cuidados ao ser manuseado.
Entre os cuidados, não carregar a bateria e usar o celular em ambientes úmidos (Foto: ilustrativa)
“A maioria dos acidentes envolvendo celular que resultaram em danos a integridade física e até mesmo óbito, ocorreram durante o uso do aparelho enquanto estava diretamente conectado à tomada sendo alimentado pela rede elétrica, normalmente para carregamento da bateria. Deve-se evitar o uso do celular enquanto ele estiver carregando, principalmente se estiver chovendo”, explicou.
Veja abaixo algumas dicas:
- 1. Em hipótese alguma fazer a higienização do celular com álcool enquanto o aparelho estiver conectado à rede de energia porque a substância é extremamente volátil e inflamável;
- 2. Retirar o carregador da tomada sem que esteja conectado ao celular. Deixar o carregador conectado causa depreciação do equipamento e riscos para crianças e animas domésticos de colocar o plugue na boca, quebrar o cabo e sofrer a descarga elétrica;
- 3. Não usar carregadores “piratas”. Os carregadores originais do fabricante são homologados e seguros;
- 4. Não deixar o celular carregando sobre a cama ou sofá. Caso haja um superaquecimento do aparelho, o tecido desses locais será um material inflamável para propagação de um possível incêndio.
- 5. Não deixar o celular carregando a noite toda, pois ao atingir os 100% de carga e, conectado à tomada, o aparelho poderá superaquecer, explodir e incendiar o imóvel enquanto a pessoa dorme.
- 6. Não carregar a bateria e usar o celular em ambientes úmidos, como o banheiro e a pia da cozinha. Essa pratica é a oportunidade perfeita para o choque elétrico.
Além dos riscos de incidentes, alguns vícios relacionados ao uso do celular também provocam um aumento no consumo de energia elétrica. Alguns desses vícios mais comuns é deixar o aparelho “dormindo na tomada”, ou seja, carregando a noite toda e, deixar os carregadores conectados sem o aparelho. Essas ações, segundo a Equatorial Piauí, podem ser responsáveis pelo aumento de 10% ou mais do custo da fatura mensal.