Prefeita proíbe festas de carnaval e restringe horários de atividades em Luís Correia
O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas no combate à covid-19
A prefeita Maninha Fontenele (PL) suspendeu todos os eventos carnavalescos e restringiu horários de atividades em Luís Correia. O objetivo é evitar o aumento de casos da covid-19 no litoral piauiense. As medidas foram estabelecidas em um novo decreto que será válido até 21 de fevereiro.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Prefeita proíbe festas de carnaval e restringe horários de atividades em Luís Correia (Foto: Marcelo Gomes / Portal AZ)
Segundo o documento, também estão suspensos eventos que envolvam aglomeração seja em ambiente aberto ou fechado, de iniciativa pública ou privada, tais como eventos culturais, sociais e esportivos, bem como o funcionamento de boates, casas de shows e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas.
Maninha Fontenele também restringiu horários de atividades, assim como foi estabelecido no decreto estadual. Bares e restaurantes só poderão funcionar em Luís Correia até às 23 horas, sendo vedada a utilização de som ambiente, música ao vivo, som mecânico ou instrumental.
A prefeita também proibiu o consumo de bebida em locais públicos nos dias 30 e 31 de janeiro e nos dias 06, 07, 13, 14, 20 e 21 de fevereiro. O comércio em geral só poderá funcionar até às 17h e os Shoppings poderão funcionar de 12h às 21h.
“A permanência de pessoas em espaços públicos abertos de uso coletivo, como parques, praças, praias e outros, somente será permitida com obediência aos protocolos sanitários das Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, especialmente quanto ao uso obrigatório de máscaras”, diz trecho do decreto.
Outra ação adotada foi a suspensão do feriado e de ponto facultativo na administração pública na segunda e na quarta-feira de cinzas. A intenção é evitar aglomerações tradicionais para este período.
“Com a suspensão do feriado de carnaval, buscamos conter o avanço da doença em um período que tem por características as grandes aglomerações, que, neste momento, se constitui um grave risco à saúde da população. É uma decisão necessária e urgente, pois entendemos que a proteção da vida dos nossos cidadãos está acima de tudo”, justificou a prefeita Maninha Fontenele.
Sobre
Conforme decreto, a fiscalização será feita pela Vigilância Sanitária municipal, em articulação com os serviços de vigilância sanitária estadual, federal, e com o apoio da Polícia. Os órgãos envolvidos na fiscalização das medidas sanitárias deverão solicitar a colaboração da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e do Ministério Público Estadual, se houver necessidade.
Matéria relacionada:
Governo publica decreto que limita funcionamento do comércio, bares e restaurantes; confira