Secretário Florentino Neto anuncia ampliação de leitos covid-19 no HEDA

Mais de 90% dos leitos clínicos estão ocupados

Por Karine Rocha,

O secretário estadual de saúde, Florentino Neto, esteve neste domingo (21) em Parnaíba para planejar a ampliação dos leitos covid-19 no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. Dos 38 leitos clínicos, 35 estão ocupados e dos 15 leitos de UTIs, 13 estão com pacientes.

Secretário Florentino Neto anuncia ampliação de leitos covid-19 no HEDA (Foto: Divulgação)

Uma das medidas em estudo é a transferência de pacientes do setor de ortopedia para a Santa Casa de Misericórdia, para disponibilizar mais vagas para o tratamento da covid-19. 

“Toda essa articulação se faz em razão da estratégia do Governo do Piauí para ampliação dos leitos, para que todo cidadão que precise de atendimento receba os cuidados necessários. Estamos em tratativas com os gestores hospitalares para esta ampliação”, afirma o secretário.

Devido à alta ocupação dos leitos na cidade, o HEDA recebeu investimentos da Sesapi desde o início da pandemia. Além disso, o Governo do Estado reabriu o Hospital Privado Promedica, e implantou um centro de tratamento exclusivo de covid-19.

“Sempre estivemos atento à situação da pandemia no litoral do estado. Em Parnaíba além do HEDA, a população conta ainda com o anexo que funciona na Promedica, equipes do programa Busca Ativa, centro de testagem e as barreiras sanitárias, que ajudam com ações preventivas no combate à disseminação da doença”, explicou Florentino.

Comente

Pequisar