Com medidas rígidas e vacinação avançada, Patos do Piauí está há 20 dias sem registrar casos de Covid-19

Comunicação com a população foi fundamental para evitar proliferação

Por Vitória Pilar,

Enquanto grande parte do Piauí vem registrando alto número de casos e óbitos em decorrência da covid-19, o município de Patos segue um movimento contrário em relação ao Estado. Isso porque, há 20 dias a cidade não registra nenhum caso da doença nos habitantes. O último dia de registro de pessoas infectadas pelo novo coronavírus foi no dia 2 de março, que receberam alta na última segunda-feira (15). Ao todo, Patos já registrou 202 casos da doença e 4 óbitos. 

Patos do Piauí está há 20 dias sem casos ativos de covid-19 (Foto: cidades na net)

Ao Portal AZ, a Prefeitura de Patos do Piauí informou que a comunicação direta com a população foi fundamental para evitar a proliferação do vírus no município. Desde janeiro, a prefeitura passou a divulgar os boletins diariamente para população estar a par da evolução da doença no município. 

Outra ação adotada pela prefeitura foi a implantação de carros de som (assista ao vídeo abaixo) na zona urbana e rural da cidade, sobre como se prevenir, atualização dos decretos e as medidas restritivas pelo Estado para educar os habitantes. 

"Nós temos mais de seis mil habitantes na cidade e para poder educar, seguimos com as orientações pelas redes sociais, canais de comunicação e veículos de som. A população, ao menos a grande maioria, vem colaborando bastante para que possamos alcançar essa estabilização", informou o assessor da prefeitura, Vinícius Coutinho. 

Medidas de rastreio e reforço

Para poder controlar a doença no município, o município procurou realizar medidas de rastreio e reforço das medidas de proteção. Em janeiro, o teste swab, capaz de detectar a doença com três dias, substituiu o teste rápido nas unidades de saúde. 

Medidas de rasterior e reforço foram essenciais para estabilização dos casos (Foto: Ascom Patos)

Vinícius explicou que quando os casos iam sendo confirmados, as pessoas que tiveram contato com o paciente eram notificadas e isoladas para impedir a disseminação da doença em caso de contaminação. Além disso, as medidas para impedir festas e eventos foram uma alternativa para evitar aglomerações. 

"Patos possui dois pontos turísticos, a Barragem Poço do Marruá, segundo maior reservatório de água do Piauí, e a Passagem Molhada, que liga o município aos interiores. Foram restringidos esses locais, tanto para moradores de Patos quanto de fora. Além de quaisquer festas e eventos dentro da cidade", complementou. 

Vacinação avançada e como prioridade

Conforme Vinícius, uma das preocupações da Prefeitura de Patos foi acelerar os grupos prioritários da doença para a imunização. Segundo ele, todos os 83 profissionais de saúde do município já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. Atualmente, faltam apenas 26 profissionais receberem a segunda dose. 

Vacinação em idosos está avançando mais do que em cidades vizinhas (Foto: Ascom Patos)

Em relação aos idosos, o munícipio já está avançando em relação outras cidades do Estado. Todos os idosos com mais de 80 anos já foram imunizados, da zona rural e urbana de Patos. Atualmente, o município está avançando para os idosos acima de 70 anos. Segundo a prefeitura, mais de 500 doses já foram aplicadas. 

"No município, os idosos entre 75 e 79 anos já foram quase todos vacinados. Ontem (21), os três primeiros deficientes receberam suas doses. As equipes estão aplicando na sede, mas também há um carro disponível para idosos que moram na zona rural, ou que estão acamados. Apesar do lockdown aos fins de semana, as equipes continuam aplicando por entender que o processo de imunização agora é fundamental", finalizou.

Matéria relacionada:

Piauí tem queda nos casos confirmados e óbitos por covid-19 em 24h, diz Secretaria de Saúde 

Comente

Pequisar