Fechado há mais de um ano, Museu da Natureza reabre as portas para visitas no dia 22

O uso da máscara de proteção será obrigatório no local, conforme recomendações

Por Marcelo Gomes,

Fechado desde março de 2020, por conta da pandemia, o Museu da Natureza reabrirá suas portas para visitas presenciais no próximo dia 22 de dezembro. O Museu do Homem Americano também será reaberto nesta data. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (13) nas redes sociais. 

Fechado há mais de um ano, Museu da Natureza reabre as portas para visitas no dia 22 de dezembro (Foto: Marcelo Gomes / Portal AZ)

Localizado no município de Coronel José Dias, interior do Piauí, o Museu da Natureza foi idealizado pela arqueóloga brasileira Niéde Guidon e é administrado pela Fundação do Homem Americano (Fundham). Em comunicado, o MuNa destacou que o limite máximo de ingressos disponíveis por dia é para 200 pessoas.

Segundo a direção, a venda de ingressos antecipados será realizada presencialmente, na recepção do Museu da Natureza. Será permitida a entrada de grupos de até 8 pessoas a cada 10 minutos. 

Banner divulgado pelo museu nas redes sociais (Foto: reprodução)

O uso da máscara de proteção será obrigatório nos museus, conforme recomendações dos órgãos oficiais de saúde. O horário de visitação, a partir do dia 22 de dezembro, será das 13h às 19h.

No meio do sertão piauiense, Museu da Natureza resgata histórias e movimenta turismo

Em 2003 a arqueóloga Niéde Guidon procurou Carlos Lessa, presidente do BNDES na época para apresentar o projeto da criação do Museu da Natureza. Com o passar dos anos a ideia voltou a ganhar força e em 2013 foi assinado o contrato com o BNDES. Porém para a liberação dos recursos foram impostas duas condições: que fosse executado o projeto executivo (só havia o projeto arquitetônico) e que a pista do aeroporto de São Raimundo Nonato fosse homologada.

O projeto arquitetônico do Museu é da paulista Elizabete Buco (Foto: divulgação)

Em 2017 os recursos foram liberados para a construção do Museu da Natureza e as obras começaram em junho. O Museu foi inaugurado em dezembro de 2018 e contou com uma sessão aberta para os moradores da região. 

Com 4 mil m² de área construída dentro do Parque da Serra da Capivara, o projeto arquitetônico do Museu da Natureza é da paulista Elizabete Buco. Em 2019, durante entrevista ao Portal AZ, Elizabete revelou que a ideia nasceu de um rascunho em formato de espiral que para ela é um sentido de transformação. 

“Foi um esboço e depois com o tempo fomos desenvolvendo o projeto até que quando já estava no processo do BNDES, eles pediram para que a gente tirasse o elevador então tivemos que achatar o que foi feito. Por cima você ver mesmo o caracol, mas no projeto original de frente vocês também veriam. Foi muito bom ver esse museu crescendo desde o início. Eu acompanhei desde o primeiro ferro que foi colocado aqui. Acho que deixamos um bom legado, principalmente em pesquisas. A exposição está mostrando tudo desde o início, mas chegando na metade do caminho você encontra coisas especificas da nossa região que foram estudadas pelo pessoal da Fundação. Então é uma maneira da gente deixar para que todos possam ver e conhecer melhor a sua região”, contou. 

Matéria relacionada:

Coronavírus: Museu da Natureza é fechado por tempo indeterminado no Piauí

Comente

Pequisar