Secretário de Defesa Civil diz que situação em Uruçuí está controlada
Os moradores atingidos estão sendo encaminhados para pontos seguros
O Secretário de Estado da Defesa Civil, José Augusto Nunes, informou que a situação da cidade de Uruçuí depois que fortes chuvas atingiram o município nos últimos dias está sob controle. Ele relatou que as fortes chuvas e o aumento no volume de água já eram esperados, mas que esse ano o fenômeno aconteceu mais cedo.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Secretário de Defesa Civil afirma que situação em Uruçuí depois de chuvas está controlada (Foto: Portal AZ/ Netto Fotografia)
“Dessa vez com a intensidade das chuvas que foram previstas pelo INMET e que de fato aconteceram há um índice fluviométrico acima do normal fato com que contribuiu para que o rio Paraíba recebesse essa carga de água altíssima”, explicou o secretário da Defesa Civil.
Ainda de acordo com José Augusto, os moradores do local e que foram atingidos pelas consequências das chuvas já estão sendo assistidos e encaminhados a locais seguros onde ficarão abrigados.
“Em relação a estrada que liga a cidade de Uruçuí à cidade de Baixa Grande do Ribeiro e a cidade de Ribeiro Gonçalves de fato era uma situação um pouco mais delicada, mas ontem após ouvir o BEC, os engenheiros da Defesa Civil e engenheiro do DER nós discutimos e encontramos a solução em conjunto com as prefeituras” relatou.
Enteda o caso
As fortes chuvas têm deixado o alerta para algumas regiões do Piauí. Em Uruçuí, o nível do Rio Parnaíba subiu devido ao acúmulo de dez dias com intensas precipitações na região.
O secretário de Infraestrutura do município, José Ribamar, informou ao Portal AZ que com a elevação do nível do rio, cerca de 12 famílias ribeirinhas foram desabrigadas. Além disso, a PI 247, que liga Uruçuí a Ribeiro Gonçalves, cedeu após as fortes chuvas deixando comunidades isoladas.
"Aqui está uma chuva fora do normal, 220 milimetros, coisa que não é típico dessa região nesse periodo. O Rio Parnaíba está com cheia fora do normal, os afluentes estão com volume de água transbordando e estamos com dificuldade de chegar em alguns locais. Já teve casa que desmoronou, pessoas em casa de parentes", relata.
O secretário também informou que o município já toma as providências e que grupos do serviço social estão cadastrando famílias desabrigadas. Sobre a PI 247, José Ribamar afirma que o estado já foi alertado e aguarda as ações do Departamento de Estradas de Rodagens.
Decreto emergencial
Nessa segunda (27), o Governo do Estado decretou situação de emergência nos 12 municípios que compõem o Território de Desenvolvimento Tabuleiros do Alto Parnaíba, na região dos Cerrados, ameaçados pelas cheias dos rios Parnaíba e Uruçuí Preto.
O decreto nº 20.430 contempla as cidades de Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínea, Canavieira, Guadalupe, Jerumenha, Landri Sales, Marcos Parente, Porto Alegre do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Sebastião Leal e Uruçuí.
O documento, assinado pelo governador Wellington Dias, considera as chuvas intensas e concentradas no Cerrado Piauiense que provocam elevações de rios, riachos, lagoas e córregos, sobretudo com o transbordamento do Rio Parnaíba; a interdição de rodovias por conta da força das águas, como a PI-247, no trecho entre Uruçuí e Ribeiro Gonçalves; e a existência de famílias desabrigadas ou comunidades isoladas.
Com validade de 90 dias, o decreto autoriza ainda a mobilização de todos os órgãos estaduais articulados sob a coordenação da Secretaria de Estado da Defesa Civil, medidas que já estão sendo executadas.
Recuperação da PI 247
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI) iniciou, na manhã desta quarta (29), as obras de recuperação de trecho da PI-247, entre os municípios de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves, que rompeu após as fortes chuvas que castigam o Território Tabuleiros do Alto Parnaíba.
A equipe técnica composta por engenheiros do DER-PI e da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) descartou a utilização de uma ponte móvel no local devido à inviabilidade técnica desta estrutura. “Estamos fazendo uma obra emergencial e provisória para que as cidades não fiquem isoladas. Após o período chuvoso, executaremos uma ação definitiva”, diz consultor de Engenharia do DER-P, Severo Eulálio.
Além de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, mais 9 municípios do Território Tabuleiros do Alto Parnaíba estão sob Decreto de Emergência publicado, ontem (28), pelo Governo do Estado. O documento tem validade de 90 dias.
Matérias relacionadas:
Depois de fortes chuvas, rodovia cede e comunidades ficam isoladas em Uruçuí
Comitiva do Governo vai a Uruçuí para alinhar soluções depois de chuvas