Nível do Rio Parnaíba está acima da cota de alerta e transborda em Floriano, informa CPRM
Em Teresina o nível continua abaixo do alerta e com previsão de estabilização
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) emitiu um boletim nesta segunda-feira (03) informando que o nível do rio Parnaíba, em Floriano, está acima da cota de alerta. Gráfico publicado pelo CPRM mostra que pela manhã desta segunda-feira o nível da água começa a subir no local e que, a partir da tarde o volume transbordaria o nível de inundação.
Ainda segundo o gráfico, o nível continuará subindo durante todo o resto do dia e, por volta das 20h, atingirá o nível de 9,56m.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Rio Parnaíba está acima da cota de alerta e transborda da região de Floriano, informa CPRM (Foto: Reprodução/ CPRM)
Os gráficos mostram que Teresina continua abaixo da cota de alerta com previsão de estabilização deste nível nas próximas horas. Já em Luzilândia, a cota do rio Parnaíba deve aumentar nas próximas 12 horas e ultrapassar a cota de atenção.
Em relação ao Rio Parnaíba, em Uruçuí, há um aumento na vazão da ordem de 2.050m³/s, máximo observado desde 27 de dezembro de 2021. Segundo o documento, os volumes são uma resposta das grandes precipitações observadas nas últimas horas na região.
Rio Parnaíba está acima da cota de alerta e transborda da região de Floriano (Foto: Reprodução vídeos Redes Sociais)
O boletim informou ainda que os rios Poti, em Teresina; Marataoãn, em Barras; e Longá, em Esperantina, permanecem em condições normais que serão mantidas nas próximas horas. Com o aumento do volume das chuvas em todo o Piauí, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) acompanha o monitoramento dos principais rios que banham a capital e os demais municípios piauienses. Apesar da esperada elevação do nível das águas, a situação está controlada e ainda não há risco de inundação, diz o Governo do Estado.
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou que, em virtude das fortes chuvas ocorridas na manhã desta segunda-feira (03), na Bacia do Rio Parnaíba (PI), o Reservatório da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança apresentou, às 7 horas, a cota 303,18 e um armazenamento correspondente a 83,8% de Volume Útil (V.U.).
“Em decorrência da continuidade da previsão de ocorrência de chuvas na Bacia do Parnaíba e, visando ainda a manutenção de volume de espera para controle de cheias, as defluências foram elevadas de 1.600 m³/s para 2.000 m³/s, desde às 14 horas de hoje, devendo permanecer com este valor até nova reavaliação. A Chesf ressalta que, com o objetivo de mitigar possíveis impactos da elevação de vazões, é imprescindível que seja fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação. Destaca, ainda, que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores, em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio Parnaíba”, disse nota divulgad apela Chesf.