Governo não conclui reforma e solenidade da Batalha do Jenipapo será online
Governo do Piauí alega que não vai ser possível fazer segurança dos presentes após fortes chuvas que caíram na região
O Governo do Piauí informou por meio de nota que a solenidade em alusão aos 199 anos da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, acontecerá de forma online. A decisão ocorre após as fortes chuvas, que teriam dificultado a finalização dos reparos no local. Em dezembro de 2021, foi decretada situação de emergência no monumento da Batalha do Jenipapo e, desde então, reformas estão sendo feitas no espaço.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Por risco de desabamento, Wellington decreta situação de emergência no monumento do Jenipapo (Foto: Google Maps)
"Informamos que as fortes e constantes chuvas ocorridas na região de Campo Maior prejudicaram a conclusão da primeira etapa das obras de reforma e requalificação do monumento Heróis do Jenipapo. Com isso, o local ficou impossibilitado de receber a tradicional solenidade cívico-militar alusiva a essa importante data, sem garantir as condições de segurança e conforto para a população, homenageados e autoridades", afirma em nota.
O evento em alusão a batalha acontece todos os anos no dia 13 de março. A Batalha ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Segundo a história, a batalha consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.
Durante as comemorações alusivas ao dia 13 de março há no município de Campo Maior, no Monumento “Heróis do Jenipapo”, a apresentação do espetáculo que reproduz esse capítulo da nossa história.
Nota do Governo do Piauí
Informamos que as fortes e constantes chuvas ocorridas na região de Campo Maior prejudicaram a conclusão da primeira etapa das obras de reforma e requalificação do monumento Heróis do Jenipapo, localizado no município, ações que visam preparar esse símbolo da bravura do povo piauiense para as comemorações dos 200 anos de independência.
Com isso, o local ficou impossibilitado de receber a tradicional solenidade cívico-militar alusiva a essa importante data, sem garantir as condições de segurança e conforto para a população, homenageados e autoridades.
Diante do fato, e para não deixar de reverenciar os valores que essa data representa para a nossa identidade e a nossa história, a solenidade acontecerá apenas de forma online, com todos os convidados e homenageados previstos, podendo ser acompanhada pela internet.
Agradecemos a compreensão.