TRE-PI prepara urnas para eleição suplementar em Murici dos Portelas

A eleição para os cargos de prefeito e vice acontece nesse domingo

Por Fernanda Gil Lustosa com informações do TRE,

A 33ª Zona Eleitoral do Piauí, que fica sediado em Buriti dos Lopes e é o responsável pela jurisdição eleitoral do município de Murici dos Portelas, preparou na manhã deste sábado (12), as urnas eletrônicas para a eleição suplementar que acontece amanhã (13) no município.

TRE-PI prepara urnas para eleição suplementar em Murici dos Portelas (Foto:Guilherme Santos)

A preparação foi presidida pelo Juiz Eleitoral, José Carlos da Fonseca Lima Amorim e contou com a presença da representante do Ministério Público Eleitoral local, Promotora de Justiça Eleitoral Francineide Sousa Silva, além de representantes dos partidos políticos locais e de servidores da Justiça Eleitoral.

Receberam carga 29 urnas ao todo, sendo 22 urnas eletrônicas de votação e mais 7 urnas eletrônicas que ficaram à disposição para os casos de contingência.

A cidade possui 5.528 eleitores distribuídos em 14 locais de votação, sendo dois no Centro e 12 em localidades na Zona Rural, atendidos por 22 seções eleitorais.

A eleição

Concorrem ao cargo majoritário (prefeito) duas candidatas: Chaguinha da Saúde (PSD) tendo como vice Isabel Cristina, e Aurideia Santos (PTB) em chapa com Eneas Albuquerque.

Aurideia teve sua candidatura indeferida pelo Juiz Eleitoral da 33ª Zona Eleitoral, sediada em Buriti dos Lopes e a qual o município de Murici dos Portelas está subordinado, mas recorreu da decisão e estará presente nas urnas eletrônicas de votação, na condição de: “Indeferida Sub Júdice”.

O pleito suplementar neste domingo ocorre em função da cassação, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos mandatos da chapa formada por Ana Lina de Carvalho Cunha Sales (PSD) e Zeca Tote, ambos eleitos, em 15 de novembro de 2021, para os cargos de prefeita e vice-prefeito, e cumpre a Resolução TRE-PI nº 437/2022, que fixou a data e aprovou as instruções e o calendário para a realização desta nova eleição.

 Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, legislatura 2021/2024, Raimundo Mutuca – Partido Social Democrático (PSD), exerce interinamente o cargo de Prefeito até a posse dos escolhidos na nova eleição.

Os novos mandatários municipais ficarão no cargo até 31 de dezembro de 2024.
 

Prefeita cassada

Ana Lina de Carvalho Cunha Sales, do PSD, prefeita eleita de Murici dos Portelas – PI, em 15 de novembro de 2021, em chapa com Zeca Tote como Vice-prefeito, tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os ministros em decisão unânime proferida em sessão no dia 4 de novembro de 2021, acompanharam o relator da matéria, Carlos Horbach, e acordaram que Ana Lina não poderia ter sido candidata em 2020, porque no período de 2016 a 2020, ainda estava casada com o então prefeito reeleito daquele município, Ricardo Sales, ferindo o disposto na Constituição Federal que proíbe a candidatura, ao mesmo cargo, de parentes e cônjuge do chefe do Executivo.

Lina se declarou casada com Ricardo Sales e apresentou comprovante de residência em nome do então marido, durante a revisão eleitoral com coleta de biometria, promovida no município em junho de 2017. Essa foi uma das provas usadas para sustentar a decisão do relator do caso.

Comente

Pequisar