Municípios iniciam a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos e fechados
Índices de casos, mortes e vacinação contra covid-19 estão sendo analisados para a medida
Com a queda nos índices dos casos e mortes por covid-19 no Piauí, Teresina, Oeiras e Cristino Castro iniciaram a flexibilização do uso de máscaras. Em Cristino Castro o uso de máscaras deixa de ser obrigatório em qualquer ambiente por quanto tempo durar a pandemia. Em Teresina, a flexibilização está sendo feita em etapas. Atualmente, a liberação do uso de máscaras só é permitida em ambientes abertos. Já em Oeiras, a desobrigação conta com algumas restrições.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Municípios do Piauí iniciam flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados (Foto: Renayra de Sá / Portal AZ)
No decreto publicado no dia 18 de março, o prefeito de Oeiras, José Lopes, flexibiliza o uso de máscaras em ambientes aberto e fechados exceto nas escolas do município. A recomendação é que pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da covid-19, (idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, transplantados e portadores de câncer, acidente vascular cerebral, doença renal crônica, doenças pulmonares crônicas, cardiopatia grave, hepatopatia crônica, diabetes meilitus não controlado e obesidade), mantenham o uso.
Será mantida a obrigatoriedade para pessoas que estejam com sintomas da covid-19, ou com teste positivo ou que tenham tido contato com indivíduos positivados para doença. O decreto também estabelece que no dia 4 de abril será realizado novo boletim epidemiológico para analisar se o município permanece na categoria de baixo risco.
Já em Cristino Castro, a flexibilização acontece sem restrições. No decreto publicado na terça-feira (22), o prefeito Felipe Dias, liberou o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados enquanto durar a pandemia.
Em Teresina, a flexibilização acontece em etapas. Atualmente é liberado o uso de máscaras em ambientes abertos. Na próxima segunda-feira (28), caso Teresina permaneça na faixa verde, o município entrará na quarta etapa do plano de flexibilização que revoga a obrigatoriedade do uso de máscara até mesmo em ambientes fechados, incluindo-se escolas e academias, respeitadas as demais exigências de higienização.