Polícia Federal investiga origem de manchas de óleo encontradas em praias do Nordeste

Substância escura e oleosa já atingiu seis praias do litoral piauiense

Por Renayra de Sá,

A Polícia Federal investiga a origem das manchas de óleo encontradas no litoral do Nordeste. A substância já atingiu seis praias do Piauí e a Marinha do Brasil está atuando na análise do material. 

O inquérito foi instaurado no mês de setembro. A ação, segundo a PF, “foi tomada tão logo surgiram as primeiras informações, na imprensa nacional, sobre o fato; bem como sobre a possibilidade da ocorrência de eventual dano ambiental de grandes proporções na região”.

Mancha de óleo encontrada na Praia Peito de Moça, litoral do Piauí (Foto: divulgação/Capitania dos Portos do Piauí)

As investigações estão concentradas na Superintendência Regional da PF no Rio Grande do Norte e contam com a participação de diversas instituições, dentre elas o IBAMA, a Marinha do Brasil, Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Ministério da Defesa (CENSIPAM).

Entenda o caso

A substância escura, oleosa e de forte odor já atingiu 54 cidades do litoral nordestino desde o dia 02 de setembro. Há informações de que essas manchas, encontradas em 113 praias, já mataram tartarugas e aves. 

O comandante da Capitania dos Portos do Piauí, capitão Benjamin Dante Rodrigues Duarte, destacou ao Portal AZ que, além da Praia do Arrombado, a substância foi achada em Atalaia, Praia  do Coqueiro, Pedra do Sal, Peito de Moça e Cajueiro da Praia no estado. 

Capitão Benjamin Dante Rodrigues Duarte (Foto: Prefeitura de Parnaíba) 

“A equipe colheu uma amostra desse óleo para cumprir os procedimentos previstos das normas do arcabouço jurídico que a Marinha utiliza nessas ocasiões de poluição. Então essa amostra será enviada ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, que é a organização da Marinha que possui conhecimentos nessa área e vai pode fazer uma análise. Reitero que essas manchas de óleo já vêm aparecendo em todo o litoral Nordestino”, declara o comandante. 

A origem das manchas de óleo ainda não foi identificada, mas o IBAMA requisitou apoio da Petrobras para atuar na limpeza das praias. Nos próximos dias, a empresa irá disponibilizar um contingente de mais de 100 pessoas. 

Matérias relacionadas:

Marinha investiga mancha de óleo encontrada na área do Delta do Parnaíba    

Marinha identifica origem de manchas encontradas no Delta do Parnaíba

Manchas de óleo atingem praia no Piauí e equipe de inspeção naval analisa danos ambientais

Manchas de óleo atingem mais cinco praias no Piauí; equipes analisam danos ambientais

Comente

Pequisar