Polícia investiga envolvimento de universitário em plano de atentado terrorista contra alunos

Adolescente teria convidado estudante de pedagogia para participar de chacina

Por Marcelo Gomes,

Um universitário, de 21 anos, que não teve a identidade divulgada, está sendo investigado pela polícia suspeito de ajudar o adolescente de 16 anos que planejava realizar atentado terrorista, em uma escola da rede estadual do município de São Pedro do Piauí. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (13), ao Portal AZ, pelo delegado Paulo Nogueira, titular da Delegacia Regional de Água Branca. 

Alunos da escola Landri Sales, em São Pedro do Piauí foram ameaçados (Foto: reprodução internet)

O delegado Paulo Nogueira pediu a prisão temporária do estudante de Pedagogia, mas o pedido foi negado pela Justiça. A polícia cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do universitário e apreendeu um celular que ele teria usado para trocar mensagens com o menor nas redes sociais. 

De acordo com a polícia, o adolescente mantinha contato com o adulto e teria lhe pedido ajuda para realizar uma chacina na escola. O universitário nega que tenha ajudado e afirmou que foi convidado pelo menor para criar as postagens ameaçadoras na internet. O adolescente afirmou que se aproximou do universitário depois de uma postagem dele no Facebook.

“O adolescente viu uma postagem do adulto nas redes e se aproximou dele. O estudante de pedagogia teria postado que  estava depressivo e o menor lhe convidou para realizar uma chacina. Em depoimento, o adulto nega que tenha ajudado o adolescente nisso e que foi assediado por diversas vezes por ele para que tivesse a coragem em cometer esse crime”, explicou o delegado Paulo Nogueira. 

Print de uma das ameaças postadas pelo menor (Foto: reprodução) 

O delegado afirmou ainda que em depoimento à polícia, o estudante de pedagogia relatou que não tinha pretensão em tirar a vida de ninguém e que o criador de todas as mensagens terroristas foi o adolescente. “Ele afirmou que o adolescente ficou instigando ele para participar do massacre, mas ele nega a participação. Ele relatou ainda que não queria e não quer tirar a vida de outras pessoas e que depois disso bloqueou o menor de suas redes sociais”, contou.

Ainda segundo o delegado, o menor confessou a autoria das mensagens e do plano em realizar o massacre na escola. “Estamos com todas as provas conclusivas de que o adolescente foi o autor de tudo, ele que criou as contas e publicou o conteúdo nas redes sociais. O adolescente será autuado por ato infracional análogo à ameaça e a polícia irá sugerir um acompanhamento psicológico para ele”, disse. 

Admiração por chacina em escolas

Em depoimento, o menor confessou ter admiração pelos autores da chacina na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, São Paulo. O crime ocorreu no dia 13 de março de 2019, um adolescente e um homem encapuzados atacaram estudantes da escola e mataram sete pessoas, sendo cinco alunos e duas funcionárias do colégio. Depois do crime, um deles atirou contra o comparsa e depois cometeu suicídio. 

Fachada da Escola Raul Brasil em Suzano (Foto: Maiara Barbosa/G1)

“O adolescente confessou ter uma admiração pelos autores da chacina em Suzano e que admirava histórias de massacre em escolas. Ele afirmou ainda que participava de grupos nas redes sociais e tinha muito estímulo para cometer tal ato. Ele pensaria em realizar a mesma coisa na escola em São Pedro do Piauí, mas alegou em depoimento que só queria ameaçar os alunos”, finalizou. 

As aulas continuam suspensas

Em comunicado divulgado nas redes sociais, a Prefeitura municipal de São Pedro do Piauí informou que por precaução as aulas nas escolas da rede estadual e municipal continuam suspensas até quinta-feira (14), véspera de feriado. Segundo o comunicado, as atividades retornarão na próxima segunda-feira (18).

(Foto: divulgação / Prefeitura de São Pedro do Piauí)

Entenda o caso

As aulas de todas as escolas da rede estadual e municipal de São Pedro do Piauí foram suspensas na última segunda-feira (11), depois de inúmeras ameaças supostamente terroristas de um ex-aluno de uma escola do município. 

Menor teria utilizado as redes sociais da mãe para cometer o crime (Foto: reprodução) 

“O adolescente que fez as postagens no Twitter e Instagram para fazer ameaças de atentado aos alunos de uma escola pública já foi identificado e usou as redes sociais da própria mãe para fazer isso. Iremos cumprir mandado de busca e apreensão na residência do menor e a responsável pelo adolescente terá que prestar depoimento à polícia”, afirmou o secretário de segurança, Fábio Abreu, ao Portal AZ.

No perfil falso, a postagem diz “Nossa está próximo mesmo o dia que irei acabar com vocês seus insetos insignificantes passei anos e anos triste sem amigos, sem amigos, devido a vocês me criticaram, pessoas importantes me abandonaram eu ódio está dentro de mim, no final eu vou estar morto iguala vocês...”, fala a postagem no perfil do Facebook. 

Matérias relacionadas:

Suspeito de ameaçar invadir escola confessa autoria de mensagens; aulas continuam suspensas

Polícia identifica suspeito de ameaçar invadir escola em atentado

Escolas suspendem aulas diante de ameaças em perfil na internet no Piauí

Comente

Pequisar