Polícia Federal flagra laboratório de dinheiro falso no litoral do Piauí

Também foram cumpridos mandados contra acusado de vender moeda falsa pelo WhatsApp

Por Fernanda Gil Lustosa e Renayra de Sá,

(Atualizada às 10h)

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (29), a Operação “Pseudeia” contra a produção e comercialização de dinheiro falso no Piauí. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra investigados na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. Uma outra operação também ocorreu em São João da Serra hoje. 

Polícia Federal flagra laboratório de dinheiro falso no litoral do Piauí  (Foto: divulgação)

De acordo com a polícia, a investigação foi iniciada em razão do desmantelo de um laboratório de produção de moeda falsa lastreada em papéis especiais, ocasião em que se apreendeu equipamentos e impressoras de alta tecnologia, cédulas falsas e material indicativo da postagem para outros estados do país.

Foram identificados alguns dos responsáveis pela produção e comercialização de cédulas falsas na região norte do Estado do Piauí, e a Operação Pseudeia está atuando para esclarecer os fatos investigados, identificando os demais responsáveis pelos crimes, bem como o “modus operandi” do esquema ilícito.

Polícia Federal no litoral do Piauí  (Foto: divulgação)

Atuaram nas buscas 10 policiais federais, que deram cumprimento a dois Mandados de Busca e Apreensão determinados pelo excelentíssimo Juiz titular da Justiça Federal em Parnaíba/PI. 

Os envolvidos foram indiciados pelos crimes de falsificação de moeda, posse de petrechos para falsificação de moeda e associação criminosa.

A Operação foi denominada “Pseudeia” em referência ao daemon que, na mitologia grega, personificava as mentiras e as falsidades.

Mandados em São João da Serra

A Polícia Federal do Piauí cumpriu dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Teresina, em continuidade à repressão aos crimes de distribuição de moeda falsa no Piauí. A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (29), na cidade de São João da Serra.

Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão contra comercialização de moedas falsas no Piauí (Foto: Rebeca Lima/Portal AZ)

As investigações apontam que o suspeito estaria comercializando cédulas falsas em um grupo do aplicativo “Whatsapp”. 

A polícia também identificou o número do telefone celular utilizado para os anúncios no grupo do aplicativo e a conta bancária utilizada para recebimento dos valores, estaria vinculada à agência da Caixa Econômica Federal (CEF) situada no município de Altos.

“Nesse caso, configura o crime previsto no artigo 289, § 1º do Código Penal, que é falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país ou no estrangeiro”, explica a PF.

Segundo a polícia, as medidas cautelares cumpridas no dia de hoje servirão para materializar definitivamente o ato ilícito, bem como para confirmar a autoria do crime sob investigação. 

Comente

Pequisar