Campanha busca convocação de todos candidatos que tiraram nota mínima na redação do concurso

Movimento reforça que há um déficit de mais de 30% de agentes no estado

Por Karine Rocha e Renayra de Sá,

#CHAMA1500PMPI. Esse é o nome da campanha que surgiu, nas redes sociais, solicitando que seja modificada a cláusula de barreira 12.2 do edital do concurso da Polícia Militar do Piauí, que impede o chamamento de mais candidatos classificados na prova objetiva. 

Conforme a comissão da campanha, “o Nucepe divulgou na última quarta-feira (09) uma lista com dois mil classificados, sendo 1800 homens e 200 mulheres aptos para terem a redação corrigida, no entanto, esta cláusula impossibilita a convocação dos candidatos que não estiveram dentro da classificação até a posição 1170, para o sexo masculino, e até a posição 130 para o feminino”. Eles querem a ampliação dessa lista, considerando a prevista reprovação de alguns candidatos nas próximas etapas, o que afetaria o preenchimento total das mil vagas anunciadas pelo governo. 

Campanha nas redes sociais pede aumento de vagas no concurso da Polícia Militar do Piauí (Foto: divulgação)

"Nós queremos modificar essa cláusula de barreira e dar mais oportunidades para que essas vagas sejam realmente preenchidas até o curso de Formação. Por exemplo, para o cargo de soldado tem a etapa dos exames médicos, que muita gente reprova, então, o pessoal vai ficando nas etapas. Quase 30% dos candidatos reprovam. As mil vagas que o governador abriu não vão ser supridas, porque se tem uma média de 300 pessoas que reprovam. Nós queremos que o governo possa tirar esta cláusula, colocar para que todos que fizeram nota mínima tenham a redação corrigida, para posteriormente, fazer um cadastro de reserva para a medida em que os aprovados reprovem nas outras fases, ele [governador] vá chamando mais classificados para suprir as mil vagas. Nosso objetivo é alterar para que os com a nota mínima (12 pontos) na redação, sejam considerados como classificados para as demais etapas do certame", explicou um dos membros da campanha, Ícaro Rangel. 

A campanha reforça que há um déficit de mais de 30% de policiais militares no Piauí, e o consequente avanço de crimes no estado.  “O aumento do efetivo é o primeiro passo para o enfrentamento da violência, por isso pedimos ao governador Wellington Dias que amplie a quantidade de vagas”, diz post nas redes sociais.

O Portal AZ buscou um posicionamento do Governo do Estado, que, em nota, afirmou: “No edital há previsão taxativa para 1.000 vagas (900 masculino e 100 feminino), com previsão de que não haverá cadastro de reserva. O concurso já iniciou. Portanto, não há mais possibilidade de alteração do edital do certame”.

Em contraponto, o movimento explica que há possibilidade dessa alteração, e cita, como exemplo, o Governo do Ceará, que decidiu pelo aumento de vagas. 

“O Ceará iniciou o concurso com apenas 2 mil vagas e, durante o andamento, aumentou para 3 mil. Fica claro que, se for do interesse do governo ele pode sim fazer essa alteração. O nosso objetivo, é que os que fizerem a nota mínima (12 pontos) na redação, sejam considerados como classificados para as demais etapas do certame”, ressaltou Ícaro. 

A campanha articula diálogo com o Comando Geral da Polícia Militar, o secretário de Fazenda do Estado, Rafael Fonteles e com o governador Wellington Dias para apresentação da demanda. 

A hashtag tem sido mencionada nas redes do chefe do executivo estadual, e também do secretário de Fazenda, além de outras autoridades políticas do estado. 

Concurso 

Inicialmente, o Governo do Estado havia anunciado que seriam apenas 650 vagas para a patente, que foi ampliada para mil, dois meses depois. 

O edital do concurso da PM foi publicado no dia 1º de junho do ano passado. Os salários variam de R$ 3.470, para soldados, a R$ 6.170 para oficiais. 

Resultado 

O Núcleo de Concursos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe) divulgou, na tarde de ontem (09), o resultado da prova Escrita objetiva e classificados para correção da prova escrita dissertativa. 

O certame ofertou 1.000 vagas para o cargo de soldado, sendo 900 vagas para candidatos do sexo masculino e 100 para o sexo feminino. A idade atual para ingresso na Polícia Militar do Piauí é de, no mínimo, 18 anos e máximo de 35 anos. Além disso, candidatos precisam apresentar Carteira de Habilitação de categoria mínima AB.

Etapas 

Os aprovados na etapa da prova objetiva do concurso da PM-PI, ainda passarão por outras quatro etapas. A segunda, com a realização do exame de saúde, no período de 28 de março a 14 de abril de 2022; a terceira, o exame de aptidão física, de 16 de maio a 1º de junho de 2022; a quarta, a avaliação psicológica, no dia 7 de julho de 2022. Por fim, a quinta e última etapa, a investigação social (envio de documentação), de 11 a 13 de agosto de 2022. 

A previsão é que o resultado da quinta etapa aconteça até o dia 22 de setembro, e a divulgação dos candidatos aprovados para matrícula no curso de Formação de Solados da PM ocorre até o dia 28 de setembro.

Matéria relacionada:

Nucepe divulga resultado da prova objetiva do concurso da Polícia Militar

Comente

Pequisar