Polícia Federal cumpre mandados no Piauí e em outros seis estados
A investigação cumpriu 89 mandados de busca e apreensão
A Polícia Federal deflagrou a Operação Ptolomeu III na manhã desta quinta-feira (09). A terceira fase da operação, com objetivo de investigar suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro no governo do Acre, chefiado por Gladson Cameli (PP), atinge 7 estados, inclusive no Piauí.

Cerca de 300 policiais, com o auxílio de servidores da CGU e RFB, cumprem 89 mandados de busca e apreensão nos estados do Acre, Piauí, Goiás, Paraná, Amazonas e Rondônia, além do Distrito Federal.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A investigação foi iniciada em 2021 e identificou uma organização criminosa controlada por agentes políticos e empresários ligados ao Poder Executivo estadual acreano. Eles estavam envolvidos em desvios de recursos públicos e ocultação da origem e destino dos valores subtraídos, por meio da lavagem de dinheiro.
Nesta fase, a Polícia Federal busca recuperar parte dos valores desviados dos cofres públicos e o Superior Tribunal de Justiça determinou a indisponibilidade de cerca de R$ 120 milhões, por meio do bloqueio de contas e sequestro de aeronaves, casas e apartamentos de luxo adquiridos com o dinheiro dos crimes. Além disso, 15 empresas investigadas tiveram suas atividades econômicas suspensas.
O STJ determinou medidas cautelares para os suspeitos envolvidos, como a suspensão do exercício da função pública, a proibição de acesso a órgãos públicos, o impedimento de contato entre os investigados e a proibição de sair do país, com a entrega de passaportes no prazo de 24 horas.
A ação ocorre em conjunto com a Procuradoria-Geral da República (PGR), a Controladoria Geral da União (CGU) e a Receita Federal (RFB).
Fonte: Com informações da Polícia Federal