Polícia Federal e IBAMA combatem extração ilegal de minérios em terra Indígena
Uma equipe composta por 35 policiais especializados no combate a crimes ambientais na Amazônia adentrou a Terra Indígena Tenharim Marmelos
A Polícia Federal, com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), deflagrou no sábado (3), a Operação INTRUSO, visando combater a extração ilegal de minérios em uma terra indígena.

Uma equipe composta por 35 policiais especializados no combate a crimes ambientais na Amazônia adentrou a Terra Indígena Tenharim Marmelos, localizada no sul do estado do Amazonas. Durante a operação, foram descobertos diversos equipamentos utilizados na extração de minério, além de duas motocicletas, oito motores de dragagem, um caminhão e seis acampamentos. Todos esses locais foram inutilizados pelo IBAMA devido às ilegalidades constatadas.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O impacto ambiental causado por essas atividades ilegais no território indígena é devastador. Maquinários, caminhões, motores e acampamentos utilizados para a extração ilegal de minérios foram completamente destruídos.
Durante as ações, policiais federais do Grupo de Pronta Intervenção foram mobilizados, e um helicóptero operacional foi disponibilizado para auxiliar o acesso aos pontos de exploração ilegal de ouro identificados na Terra Indígena.
Fonte: Polícia Federal