Draco cumpre 21 mandados em operação para identificar criminosos de vídeo viral
As ações aconteceram em vários bairros de Teresina e em Timon
A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), realizou, na manhã deste quinta-feira (20) a Operação DRACO 50, com o objetivo de cumprir 21 mandados de busca e prisões. A ação aconteceu nos bairros Vale do Gavião, localizados nas zonas Leste e Norte de Teresina, além da cidade de Timon, no Maranhão. Ao todo 12 pessoas foram presas.
A operação foi resultado de uma investigação que buscava identificar os criminosos que aparecem em um vídeo ostentando armas, que viralizou nas redes sociais. As imagens foram registradas em maio deste ano, durante um baile reggae na zona leste da capital. No vídeo, diversos homens exibiam armas e faziam o número "3" com as mãos, em referência a uma facção criminosa.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Além disso, os mandados de busca e prisão também estão relacionados a uma operação realizada em 18 de abril, que investiga os responsáveis por dois incêndios em ônibus na zona Norte de Teresina.
“ Conseguimos prender pessoas que participam diretamente dessas facções criminosas, que atuam no tráfico de entorpecentes, roubos e nos homicídios. Dois dos presos também tem envolvimento com aquela queima dos ônibus aqui em Teresina, além do vídeo fazendo ostentação de armas, de símbolos que fazem referência a uma facção criminosa, ali na região da Madre Teresa, na zona Leste da capital”, explicou o coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa.
O delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, ressaltou que a operação faz parte de ações da polícia para conter o aumento de crimes violentos registrados nos últimos dias.
“O número de mortes vinha caindo, o que ocorreu há cerca de três dias foi um ponto fora da curva do que a estatística estava demonstrando, mas nós rapidamente nos reunimos, já trançando as estratégias para debelar esses crimes e hoje mais uma ação integrada pelo Draco e Polícia Militar já demonstrou que as forças de segurança estão atentas e qualquer indício que eles queiram crescer, a gente está para sufocar”, pontou o delegado.
Além da Polícia Civil, participaram da ação a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), bem como diversas unidades especializadas, como GPE, GPM, BOPE, BEPI, RONE, 5º DP, 11º DP, 23º DP, DHPP, POLINTER, DEPRE e DRCI.
Fonte: Com informações da SSP-PI