Policiais Civis são flagrados em abordagem violenta na Santa Maria da Codipi
Segundo relatos, o homem não possui registros criminais nem envolvimento com crimes
A página O corre diário denuncia uma ação truculenta protagonizada por policiais civis do Piauí no bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte da capital, nessa sexta-feira (28). Um vídeo mostra a ação de dois agentes contra um morador do bairro. Segundo relatos, os policiais agiram sem mandado e arbitrariamente contra o homem, que não possui registros criminais ou envolvimento com crimes.
Depois que a cena chamou a atenção de pessoas que conheciam o homem sendo abordado, e passaram a se aglomerar no local, os policiais teriam desistido da ação e tiraram as algemas do homem.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Veja o vídeo divulgado pelo O corre diário:
Veja o texto de denúncia da página na íntegra:
Na tarde de ontem (28), por volta das 14h10, o rapaz estava voltando do comércio próximo a sua casa quando dois agentes da polícia civil o abordaram de forma violenta puxando a arma e mandando deitar no chão. Eles também fotografaram o rosto do rapaz e repetiam que o conheciam.
Mas o rapaz afirmou que nunca teve passagem pela polícia e nunca se envolveu em qualquer coisa que o incriminasse.
O rapaz também aponta que os dois policiais não tinham qualquer mandado de busca contra ele.
Os populares que conheciam o rapaz estavam revoltados com a ação da polícia e começaram a se aglomerar ao redor, foi então que os polícias perceberam que o volume de pessoas ao redor crescia e eles pararam, disseram que era averiguação e retiraram as algemas. A está altura já havia causado constrangimento e abalo emocional no rapaz.
Mais uma vez o racismo é o principal guia da polícia. Estes que deveriam promover segurança provocam violência e desrespeito nas comunidades todos os dias.
O rapaz mora na comunidade a sua vida inteira e hoje tem mais de 30 anos, sem nunca ter passado por qualquer problema e no auge da sua vida adulta tem enfrentar este tipo de conduta.
Os policiais já foram denunciados por crime de racismo e agora o rapaz e a comunidade esperam providências para que não se repita. Pois os policiais já tem histórico destas práticas dentro da Santa Maria da Codipi (Zona Norte de Teresina).
Obs: adotamos a postura de não revelar o nome do jovem morador da comunidade para evitar represálias.
Fonte: Com informações da página O Corre Diário