Incêndio de grande proporção atinge fazenda e ameaça Serra das Confusões
Polícia Militar mobilizou um helicóptero para ajudar no combate contra os focos
Um incêndio de grande porporção tem preocupado autoridades do Piauí. Nesta quarta-feira (23), focos de incêndio atingiram uma fazenda na região de Canto do Buriti, Sul do estado, e devido ao alastrametro das chamas a um forte risco que o Parque Nacional da Serra das Confusões seja atingido.
Diante das circustâncias, o Comando de Aviação e Operações Aéreas (COPAer) da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) mobilizou, na tarde de hoje, um helicóptero multimissão em apoio ao Corpo de Bombeiros.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Segundo a PM-PI, O helicóptero, com suas capacidades multifuncionais, desempenha um papel crucial no combate às queimadas. Equipado com o sistema "bambi bucket", uma bolsa capaz de conter 540 litros de água, a aeronave lança diretamente sobre as chamas, atuando no combate direto ao fogo. Para além disso, sua versatilidade permite que seja empregado para o transporte de bombeiros e brigadistas em áreas de difícil acesso.
O coronel Gomes, gerente de Operações Aéreas da SSP, ressalta que o helicóptero pode ser usado para transportar equipes de combate a incêndios para áreas distantes ou de difícil alcance, agilizando a resposta e a atuação no terreno. A aeronave também proporciona uma visão estratégica que permite à equipe de combate ao fogo tomar decisões mais eficazes no calor da ação.

"A aeronave pode ser utilizada de maneira versátil, como no estabelecimento de linhas de fogo contrário para conter a propagação das chamas. São esses aspectos que tornam a aeronave um recurso valioso em situações como essa. A equipe foi deslocada para a área para cumprir essa missão e fornecer apoio aos bombeiros e à defesa civil, de acordo com as instruções do comandante-geral da PM, Scheiwann Lopes", explicou o coronel Gomes.
Fonte: Governo do Piauí