Chico Lucas diz que 600 novas viaturas devem ser entregues à PM do Piauí
A declaração foi dada em entrevista à TV Antares, onde o secretário delineou ações da SSP para combater às organizações criminosas que atuam no Piauí
O estado do Piauí deve receber, até o final deste ano, cerca de 600 novas viaturas da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), que irão reforçar a segurança dos piauienses. Além disso, será adquiridos radiocomunicadores que irão permitir um trabalho mais rápido e eficiente, assim como o aumento do efetivo de policiais militares, civis e bombeiros aprovados nos últimos concursos também foram ressaltados. As ações têm o objetivo de garantir mais segurança na capital e no interior do estado.
A novidade foi anunciada pelo secretário de Segurança Chico Lucas, durante entrevista ao programa Repórter Piauí Tarde, da TV Antares. Na conversa, o secretário destacou a importância da aquisição de equipamentos que auxiliarão nas ações de combate a incêndios florestais e resgate de vítimas em todo o Estado do Piauí.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Entres os beneficiados está o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, que foi contemplado com 15 kits acoplados em picapes, além de câmeras termográficas e notebooks. A entrega dos equipamentos faz parte de um conjunto de ações determinadas pelo Governador do Piauí, Rafael Fonteles, que tem como finalidade reestruturar a corporação.
“Nesta semana vamos inaugurar uma sede do Corpo de Bombeiros em Oeiras, o que possibilitará um atendimento mais rápido e eficaz. Vamos entregar viaturas para reforçar o policiamento e um carro ‘rabecão’ utilizado no transporte de corpos”, pontuou Chico Lucas.
Parceria com a Marinha do Brasil
Chico Lucas anunciou que o Piauí irá trabalhar em parceria com a Marinha do Brasil no combate à comercialização de drogas e de produtos ilegais que têm como rota o litoral do Estado.
“Parnaíba é um polo de desenvolvimento, onde existe uma grande circulação de pessoas, infelizmente, quando existe desenvolvimento, há um crescimento da criminalidade. Por esse motivo estamos discutindo com a Marinha ações de combate. Com a chegada do Porto de Luís Correia, a Marinha terá que reforçar a segurança na região e a Secretaria de Segurança Pública irá atuar de forma integrada. Devemos ressaltar que o Ministério da Justiça tem dado todas as condições e o aporte financeiro necessário”, disse o secretário.
Entrega Viaturas
No decorrer da entrevista, o Secretário de Segurança falou sobre a importância da entrega de 13 veículos especiais para transporte de corpos, para o Instituto de Medicina Legal (IML). As 13 unidades são provenientes de recursos do fundo de Segurança Pública, no valor total de R$ 3.931.850,00 (três milhões novecentos e trinta e um mil oitocentos e cinquenta reais).
“Esses veículos são necessários para garantir a segurança pública, na semana passada entregamos os carros “tumba” e estamos distribuindo para os municípios do interior do estado. Essas ações irão garantir mais dignidade para a população piauiense”, disse Chico Lucas.
Combate às Organizações Criminosa
Chico Lucas afirmou que o combate ao crime organizado é uma das principais atividades da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, ressaltando a criação de delegacias especializadas e o trabalho realizado pelo Departamento de Repressão às Ações Organizadas (DRACO), em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público e Tribunal de Justiça do Piauí.
“O foco é prender aquelas pessoas que cometem crimes de forma reiterada, como tráfico de drogas, furto, roubo e homicídios. Com a realização dessas operações integradas, temos conseguido reduzir o número de homicídios na capital e o número de crimes violentos patrimoniais”, disse.
Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco
De acordo com Chico Lucas, o trabalho do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, visa garantir que todos os cidadãos piauienses tenham acesso à Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e aos serviços do Gov.PI.
“Era um serviço que deixava a desejar, e a partir da sua criação, conseguimos ampliar o serviço e descentralizar o mesmo tanto na capital como também no interior. A ideia do Governador é tornar o Piauí o estado mais digital e o IIDFP está dentro dessa política pensada para prestar esse serviço de forma satisfatória em todo o território piauiense”, finalizou.
Fonte: Portal AZ