PF deflagra operação contra tráfico internacional de armas e drogas no Piauí
Foram presos 10 caminhoneiros e apreendidas cerca de 3 toneladas de entorpecentes
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (5), a Operação Transloading, visando desarticular um grupo criminoso especializado no tráfico internacional de drogas e armas de fogo. No Piauí, o grupo criminoso utilizava estruturas rurais para armazenar entorpecentes trazidos da Bolívia e Paraguai para serem vendidos em Teresina.

A operação, realizada em diversos estados, cumpriu 37 mandados de prisão preventiva e 52 de busca e apreensão. A ação envolveu 180 policiais federais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Maranhão, Ceará, Paraíba, Piauí e no Distrito Federal.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Investigações, iniciadas em 2022, identificaram um grupo de distribuidores e comerciantes de drogas nos estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Utilizando estruturas rurais para armazenar entorpecentes trazidos da Bolívia e Paraguai, o grupo vendia os materiais em Teresina/PI, Imperatriz/MA e Fortaleza/CE. Parte dos investigados possui conexões com facções criminosas atuantes nesses estados.
A polícia concentrou a investigação no grupo logístico responsável pelo transporte da droga. Foram presos 10 caminhoneiros e apreendidas cerca de 3 toneladas de entorpecentes (maconha e cocaína) em diferentes estados.
Os líderes do esquema, identificados em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, comandavam as ações e enviavam os entorpecentes para o Nordeste. Nesse ponto, surgiram indícios de tráfico internacional e comércio ilegal de armas de fogo e munições.
Além dos membros operacionais e logísticos, pessoas físicas e jurídicas foram usadas para movimentar valores ilícitos. O bloqueio de R$ 200 milhões em contas bancárias e a apreensão de veículos fazem parte das medidas para desestruturar a rede de pagamento do grupo.
Os crimes investigados incluem tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e comércio ilegal de armas. Os presos serão encaminhados aos sistemas penitenciários estaduais após serem ouvidos.
O nome "Transloading" faz referência à transferência de mercadorias entre diferentes meios de transporte, destacando o modus operandi do grupo, que utilizava transporte terrestre, fluvial e aéreo para realizar o tráfico internacional de drogas e armas de fogo.
Fonte: Com informações da Polícia Federal