Governador apresenta análise da Segurança Pública do Piauí em 2023

Houve pequena redução de roubo e um expressivo aumento no numero de aparelhos recuperados

Por Carlos Sousa,

Durante a estreia do programa Piauí Cast nessa segunda-feira (29), o governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, e o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, apresentaram uma análise detalhada dos dados relativos à Segurança Pública do estado em 2023.

Foto: Governo do PiauíPiauí Cast
Governador Rafael Fonteles e Secretário de Segurança, Chico Lucas, na estréia do Piauícast.

Segundo Chico Lucas, a integração das Forças de Segurança, juntamente com a gestão e a implementação de ações sociais ao longo do último ano, contribuíram para a redução dos índices criminais em todo o Estado. "Implementamos esses eixos através de três Superintendências que foram para campo fazer diversas ações que possibilitaram os resultados positivos que estamos apresentando para a população do Piauí", destacou o secretário.
 

Os dados revelam uma redução de 12,01% no número de homicídios dolosos em comparação ao ano anterior em todo o estado. A capital registrou uma diminuição de 20,68%, enquanto a região metropolitana de Teresina apresentou uma redução de 51,85%. Outro dado positivo foi a queda de 39,22% nos homicídios na região metropolitana de Parnaíba.
Foto: SSP/Governo do PiauíDados
O governador Rafael Fonteles enfatizou o aumento no número de inquéritos instaurados, mandados de prisão cumpridos, prisões em flagrante, procedimentos instaurados, buscas e apreensões em 2023.
Foto: SSP/Governo do PiauíInquéritos

Ele destacou também o aumento significativo no número de apreensões de entorpecentes, atribuindo esse resultado à redução das Mortes Violentas Intencionais.
Foto: SSP/Governo do PiauíApreensão de entorpecentes
Chico Lucas ressaltou que a Secretaria de Segurança irá intensificar as políticas públicas em 2024, continuando a mapear indivíduos envolvidos com a criminalidade para identificar potenciais vítimas e autores de homicídios. Ele também destacou o sucesso das operações policiais com o apoio do serviço de inteligência, tecnologia e o trabalho da Polícia Científica do Estado do Piauí.

Rafael Fonteles também ressaltou a redução no número de roubo e furto de celulares, enfatizando a importância da colaboração da população e a eficácia da Operação Interditados e das blitzes para combater essa prática criminosa.
 
Foto: SSP/Governo do PiauíRoubos e Furtos de Aparelho Celular

Chico Lucas concluiu enfatizando que as ações de trânsito têm sido eficazes na retirada de circulação de pessoas envolvidas em práticas criminosas, foragidos da Justiça e na recuperação de objetos roubados, priorizando sempre a conscientização e a segurança da população
Foto: SSP/Governo do PiauíRoubo de carga




Errata: Os dados revelam que houve uma redução de 12,01% no número de homicídios dolosos em relação ao ano de 2022 no Estado do Piauí. A capital contabilizou uma redução de 20,68%. 
Desconsiderar os dados da região metropolitana de Teresina e região metropolitana de Parnaíb

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar