Operação Nectar da PF combate esquema de tráfico de cocaína para a Europa

A quadrilha utilizava o Porto de Pecém, no Ceará, como ponto de partida para envio da droga

Por Dominic Ferreira,

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Nectar nesta quarta-feira (6), visando combater uma organização criminosa envolvida no tráfico de cocaína para a Europa. A quadrilha utilizava o Porto de Pecém, no Ceará, como ponto de partida para enviar cocaína por meio de navios para destinos no continente europeu.

Foto: Reprodução/Polícia FederalPolícia Federal

Durante as investigações, em parceria com órgãos como a Receita Federal, a PF identificou um sofisticado esquema que facilitava o envio da droga ilícita ao exterior através de diversas estruturas portuárias.

Cerca de 130 policiais federais estão envolvidos na operação, cumprindo oito mandados de prisão preventiva, 22 de prisão temporária, 30 de busca e apreensão, além de 88 ordens de bloqueio de bens e valores, em endereços relacionados aos investigados.

As ações ocorrem em oito estados brasileiros: Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, além de ações no exterior. Todos os mandados foram expedidos pela Justiça Federal no Ceará.

As investigações, mantidas sob sigilo de justiça, abrangem crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, com penas máximas somadas de até 30 anos de prisão.

Fonte: Polícia Federal

Comente

Pequisar